Conhecer as principais estratégias de vendas para cosméticos é essencial quando o assunto é ganhar destaque entre a concorrência. Especialmente quando falamos do mercado estético, um dos...
Conhecer as principais estratégias de vendas para cosméticos é essencial quando o assunto é ganhar destaque entre a concorrência. Especialmente quando falamos do mercado estético, um dos maiores do mundo!
Só no Brasil, esse setor ocupa a 4ª posição no comércio, com um crescimento constante nas transações virtuais.
Pensando nisso, o time de marketing da MyPharma separou as melhores dicas e estratégias para você aumentar suas vendas de cosméticos.
Boa leitura!
Aproveite para conhecer e baixar nosso calendário sazonal, pode ser muito útil na organização da sua campanha de vendas.
new RDStationForms(‘calendario-de-datas-especiais-para-farmacias-1607caac72d64580129d’, ‘UA-120892194-1’).createForm();Seja em farmácias ou em lojas especializadas, é essencial contar com algumas estratégias de vendas para cosméticos para poder explorar esse segmento tão promissor.
Nas farmácias, em particular, esses produtos representam uma oportunidade de atrair mais clientes e aumentar o volume de vendas.
No vídeo abaixo, o especialista em vendas para farmácia Fábio Centeno levanta algumas questões importantes em relação a táticas e estratégias de vendas em perfumaria.
Partindo da percepção de que o futuro da farmácia está na oferta de serviços, ele propõe soluções interessantes para aliar serviço e venda de cosméticos:
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A seguir, confira 7 dicas de como vender mais cosméticos na farmácia, que servem também como ideias de marketing para lojas de cosméticos.
O fundamento de todas as ações de marketing e estratégias de vendas é conhecer o perfil do consumidor.
Essa estratégia serve para nortear e otimizar as suas campanhas, evitando contratempos e desperdícios. Assim, você poupa esforços com públicos que não correspondem ao seu negócio.
Portanto, conheça seus clientes reunindo todos os dados possíveis sobre eles, e trace um perfil detalhado para direcionar as suas estratégias de vendas.
Os cosméticos estão entre os produtos mais indicados para a realização de promoções em farmácia, o que costuma trazer excelentes resultados.
Aqui, vale dar asas à imaginação e explorar diversas possibilidades, desde oferecer amostras grátis até criar uma espécie de “caça ao tesouro” com produtos premiados.
Mas isso não quer dizer que você deve deixar de lado os modelos mais tradicionais e básicos de promoções, como:
Sempre que houver oportunidade, experimente oferecer produtos novos e diferentes para sua clientela. A atração por novidades costuma ser alta.
Para isso, atente-se às tendências do mercado para poder atender as exigências do seu público.
O marketing verde, por exemplo, é uma excelente opção de oferta diferenciada de seus produtos, pois atinge consumidores que possuem preocupações específicas de consumo.
Saber quais são os cosméticos mais vendidos é importante para entender a dor do seu público e para investir com maior precisão.
Para isso, vale acompanhar os movimentos de venda do mercado, além de elaborar relatórios próprios para identificar as preferências dos seus consumidores.
Após obter essas informações, uma boa forma de promover os produtos mais vendidos é organizá-los em prateleiras ou seções específicas da sua loja.
Confira abaixo a tabela de produtos de farmácia e cosméticos mais vendidos em 2021:
Produtos de perfumaria são os mais adequados para que as farmácias explorem esse grande recurso que são os programas de fidelidade.
Afinal, a legislação do setor não permite que medicamentos participem de sistemas de pontos ou qualquer tipo de promoção que incentive o seu uso.
Por outro lado, não há limites para as possibilidades de aplicação desse tipo de estratégia envolvendo cosméticos.
Dê atenção especial à seção de cosméticos na organização da farmácia, criando um ambiente direcionado aos consumidores desses produtos.
Você também pode aproveitar esse espaço para realizar pequenos eventos promocionais, entregando conteúdo relacionado aos produtos e de interesse dos clientes.
Por exemplo, ofereça cursos e workshops de cuidados com a pele. Ou até mesmo opte por promover os produtos com o auxílio de influencers.
O calendário sazonal indica oportunidades para a promoção das estratégias de vendas em termos de datas especiais ou comemorativas, como:
Todas essas datas representam momentos em que as ações promocionais ajudam a alavancar as vendas.
Essa estratégia é simples e eficaz: basta promover vendas de produtos com maior demanda de acordo com o momento, o clima e a própria estação.
Apesar dessas estratégias de venda servirem para ambos os ambientes, físico e virtual, abaixo separamos dicas exclusivas para o e-commerce. Confira!
Investir em um ambiente virtual, além do marketing digital, é o básico para expandir os seus negócios em tempos de consumo moderno.
Existem várias formas de ingressar e de ganhar destaque na internet, principalmente através dos seguintes canais:
A seguir, você aprende um pouco mais sobre como vender cosméticos nos principais meios digitais.
Redes sociais como Facebook, Instagram e Linkedin ganharam um espaço importante na vida das pessoas e se tornaram também novos canais de consumo.
Se você quer que sua marca ganhe presença digital, é preciso criar uma página nas principais redes.
Veja essas dicas de como desenvolver sua marca na internet com as redes sociais:
Possuir uma identidade visual singular ajuda no reconhecimento da sua marca, principalmente no ambiente digital.
Para isso, invista em layouts bem desenvolvidos, harmônicos e jamais poluídos, evitando usar muitos elementos de cores e funções distintas.
Esse aspecto é tão importante que, na hora de criar a sua identidade visual, vale a pena até mesmo contratar um bom profissional da comunicação!
As relações com o público na internet são parecidas com as relações presenciais, a única diferença é a distância entre o consumidor e o atendimento.
O seu papel então é diminuir essa distância com boas práticas de suporte ao cliente, como:
A atenção ao público online não só potencializa suas estratégias de vendas para cosméticos como melhora também melhora e reforça a presença da sua marca na internet.
No WhatsApp Business, você tem a opção de cadastrar seu catálogo de produtos e ofertas, além de facilitar a comunicação com o público.
Para usar essa ferramenta de vendas, siga os seguintes passos:
Centralize o atendimento da sua loja em um único sistema para otimizar a comunicação com seu público.
Para isso, uma excelente opção é utilizar um CRM, que é um sistema de integração e automatização de funcionalidades que fazem com o que o suporte ao cliente seja mais ágil.
A MyPharma é um bom exemplo de ferramenta com sistema de gestão de clientes eficaz, centralizando dados importantes e incluindo funções como pesquisa de satisfação.
A função de um site com blog, além do e-commerce, é dar força e presença para a sua marca no ambiente digital.
Esses são os principais meios para o público encontrar a sua loja através de uma pesquisa rápida no Google.
Considere a contratação de profissionais de SEO e de desenvolvedores para um bom ranqueamento da sua plataforma online.
O marketing de conteúdo é uma técnica promissora que gera valor para as marcas e que pode melhorar seu ranqueamento nas buscas online.
Esse método consiste na criação de conteúdo relevante e de interesse do público, através de textos e artigos em blogs ou nas próprias redes sociais.
Um bom conteúdo pode fidelizar e manter clientes, pois sana dúvidas, oferece conhecimento e também entretém o público.
Foi-se o tempo em que atendimento e vendas eram feitos por telefone: hoje, o delivery é o meio mais prático e seguro de atendimento digital.
Para varejistas, as vantagens desse modelo vão além de contemplar os consumidores atuais, totalmente inseridos no mundo digital e em busca de comodidade ao comprar.
Trabalhar com pedidos online e entrega em domicílio é também uma oportunidade de ser conhecido em diversos pontos da cidade.
Outros pontos positivos de incluir o delivery em suas estratégias de vendas para cosméticos são:
A MyPharma é uma plataforma de delivery online que oferece ao seu estabelecimento um site próprio e customizado com suas cores e logomarca.
A plataforma conta com mais de 100 mil produtos catalogados e já vem integrada ao seu ERP para receber pedidos online.
Você pode gerenciar pedidos feitos em redes sociais e no iFood, além de aumentar sua visibilidade em buscas no Google.
Tudo isso contando com um time de suporte que ajudará na customização do site e, de forma consultiva, ensinará estratégias de marketing digital.
Assim, por uma taxa acessível e sem burocracias, você reúne em uma só ferramenta as melhores condições para as suas estratégias de vendas para cosméticos!
E finalmente, você tem em mãos 16 estratégias de vendas para cosméticos tanto em lojas físicas quanto em meios digitais!
Entre elas, ressaltamos a necessidade de conhecer o seu público-alvo e, mais do que tentar vender produtos, oferecer conteúdos relacionados e do seu interesse.
Tudo isso sem descuidar das tendências do mercado, incluindo a questão da sazonalidade, que coloca ou retira produtos do centro das atenções dos consumidores.
Para obter um calendário com as principais datas comemorativas do ano para o setor de cosméticos, preencha o formulário abaixo e receba o material gratuitamente!
new RDStationForms(‘calendario-de-datas-especiais-para-farmacias-pequeno-2ae496575f45766b6290’, ‘UA-120892194-1’).createForm();