Amplie suas vendas: descubra como levar sua farmácia para o digital com e-commerce, aplicativo e estratégias de marketing online!
Marketing digital para farmácia, loja virtual para farmácia, e-commerce para farmácia, aplicativo para farmácia… Sabe o que tudo isso tem em comum? A presença das farmácias no ambiente online.
No segundo trimestre de 2020, o faturamento do e-commerce no Brasil aumentou 104% em relação ao mesmo período de 2019. Em 2020, o delivery foi o grande responsável pelo faturamento de R$33 bilhões.
A verdade é que apostar no marketing digital para farmácias e investir no mercado farmacêutico online se tornaram critérios fundamentais para obter maior sucesso no segmento.
Quer comecar agora, com o pé direito e lucrando muito? Preparamos um guia para você!
Você já ouviu falar em Facebook e Instagram, certo? Também já pensou em trabalhar o marketing da sua farmácia nestas redes, não e?
A primeira notícia é que sim, você deve estar presente nestes canais. A segunda, é que marketing digital para farmácia não é só isso.
Partindo do básico, para começar a explorar o marketing digital, é necessário que sua farmácia esteja cadastrada no Google. Portanto, crie uma ficha no Google Meu Negócio.
Agora que sua farmácia está cadastrada no Google, o que falta?
A resposta é somente uma: ser encontrada.
De acordo com a Revista Exame, “77,56% das pessoas pesquisam na INTERNET antes de fazer uma compra”.
Isso que dizer, que ser encontrada no Google por clientes em potencial é MUITO importante. Para isso, existe o SEO local.
SEO significa “Search engine optimization”. No bom Português, “otimização para mecanismos de busca“.
“SEO local“, é a otimização para as buscas LOCAIS. Ou seja, para seu estabelecimento/site ficar melhor posicionado em pesquisas do Google que ocorrem na sua cidade.
Para trabalhar o SEO local no Google você pode:
Atualmente, existe uma ferramenta de mídia paga do próprio Google, o Google ADS, que possibilita criar campanhas e links patrocinados.
O Google ADS é um dos principais canais para aquisição de clientes na internet. Nele, você investe determinada quantia em dinheiro, pode gerar anúncios patrocinados e segmentados ao seu público-alvo, comprar palavras-chave mais procuradas para ranquear melhor nas buscas do Google e aliar estratégias que te levarão ao topo das buscas.
Se a sua farmácia possui um site, as chances de pessoas encontrarem todas as informações necessárias e persuasivas para se tornarem seus clientes aumenta em 80%.
Para isso, basta ter um site de qualidade e um sistema amigável para as otimizações de SEO local.
O Marketing de Conteúdo, também conhecido como “Inbound Marketing”, é uma técnica bastante eficaz que auxilia no ranqueamento da farmácia nas buscas realizadas por consumidores no Google. Se você possui um site, essa é uma boa opção.
Em suma, a ferramenta consiste na criação de conteúdo relevante e de interesse do público, por meio de textos e artigos publicados em uma aba específica do site.
Um bom conteúdo pode fidelizar e manter clientes, pois sana dúvidas, oferece conhecimento e quase sempre é também entretenimento para quem consome.
Feito isso, partimos para as redes sociais.
Em primeiro lugar, as redes sociais da farmácia não devem ter ligação com seu o seu perfil pessoal. Então, crie contas únicas e exclusivamente para o seu negócio.
Além disso, o perfil precisa ser interessante. Os seguidores (neste caso, os clientes) tendem a perder a atração por perfis que não apresentam mensagens dinâmicas e que agregam conteúdo relevante. Por isso:
Você ja parou para analisar quantas das maiores marcas do mundo estão faturando com as vendas online? O planeta caminha no digital e é por isso que o e-commerce para farmácia tem ganhado tanto destaque no segmento.
Tendo isso, como montar uma loja virtual?
Separamos dicas imperdíveis. Confira!
A venda de remédios pela internet é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A legislação para abrir uma loja virtual estabelece que para comercializar medicamentos é preciso:
Confira a RDC n°44 completa. CLIQUE AQUI!
Outro fator indispensável para quem quer abrir uma farmácia online, é estar atento à legislação para divulgação e informação de preços de produtos e medicamentos na internet.
Como deve ser a Propaganda de Medicamentos e Produtos em uma Farmácia Online?
Para divulgação de preço, a RDC 44/99 da Anvisa determina que os seguintes dados devem aparecer:
E atenção!
As farmácias ou drogarias que descumprirem as determinações, estão sujeitas às penalidades descritas na Lei 6.437. As penas podem variar entre multa, interdição, cancelamento de AFE Anvisa, etc. Portanto, cuidado em dobro.
Em primeiro lugar, para abrir uma farmácia virtual é necessário ter uma plataforma online de delivery (por exemplo: site e aplicativo).
Muitas farmácias já performam bem no delivery, mas de forma rudimentar. O tele-entrega convencional, via telefone, no máximo por WhatsApp, ainda impera no setor.
Mas, por que oferecer delivery só por telefone e WhatsApp se a maioria dos moradores da sua cidade está a procura de sites de estabelecimentos no Google e em outros buscadores? O ideal e apostar no 100% online!
Em uma loja virtual, o consumidor tem uma experiência visual. Os produtos tem imagens, descrições e informações gerais, o que certamente estimula a compra por impulso, diferente do tele-entrega convencional.
Além disso, com uma loja virtual você tem as seguintes vantagens:
E onde buscar essa plataforma para loja virtual?
A MyPharma é referência em todo país, com dezenas de farmácias e redes parceiras.
A MyPharma é uma plataforma de loja virtual e aplicativo específica para farmácias e drogarias que oferece site próprio customizado (com suas cores, logomarca, produtos já integrados ao seu sistema de gestão, etc.) e otimizado para o Google (por meio da técnica de SEO Local), para que você fature muito com as vendas online.
E não acaba por aí!
Deseja iniciar seu e-commerce e não sabe como montar uma farmácia online? A MyPharma te ajuda!
Além do que já mencionamos, você também conta com um fantástico time de suporte. A equipe MyPharma ajudará na customização do seu site e, de forma consultiva, ensinará as melhores estratégias de marketing digital.
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