Considerando-se a importância de atuar no mercado eletrônico, atualmente, a estratégia mais acertada para sua empresa é buscar a melhor plataforma de loja virtual. O advento da...
Considerando-se a importância de atuar no mercado eletrônico, atualmente, a estratégia mais acertada para sua empresa é buscar a melhor plataforma de loja virtual.
O advento da internet e sobretudo do comércio eletrônico não é moda, tampouco está engatinhando.
Em 2018, uma pesquisa da Social Miner revelou que 75,7% dos brasileiros já costumavam pesquisar preços online antes de ir até uma loja física.
Desde então, os números do e-commerce no Brasil e no mundo só cresceram, impulsionados principalmente pelas medidas de isolamento social durante a pandemia da Covid-19.
No segmento de farmácias e drogarias não é diferente, e muitas farmácias já estão perdendo espaço por menosprezar a internet e o marketing digital.
Vale ressaltar, ainda, que o custo de abrir novas lojas físicas é muito maior e menos inteligente do que crescer por meio da internet.
Assim, nada melhor que aprofundar-se no tema e optar por esse caminho, seja seu negócio uma farmácia ou drogaria, farmácia de manipulação ou farmácia veterinária.
A seguir, você conhecerá as principais opções de plataformas de e-commerce disponíveis hoje e conhecerá a melhor opção para seu site e aplicativo de farmácia.
Para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, é importante não apenas estar online, mas contar com a melhor plataforma de loja virtual.
Naturalmente, a escolha dessa plataforma vai depender de vários critérios, muitos deles relacionados às suas necessidades específicas e funcionalidades que interessam mais.
Porém, há alguns aspectos aos quais se deve prestar atenção para garantir que a plataforma escolhida irá realmente ajudá-lo(a) a destacar-se no meio online.
Daí a importância de optar por uma empresa que não vai somente colocar sua loja online, mas também dará suporte em termos de marketing digital.
Veja, por exemplo, o infográfico da Social Miner que mostra os principais motivos que levam os consumidores a pesquisar e comprar em uma loja virtual:
infogram
Compreender o comportamento dos consumidores na internet e saber direcionar seu marketing da maneira correta é essencial ao abrir uma loja online!
Nesse contexto, a melhor opção para destacar sua marca é ter um site e aplicativo próprios, em vez de concentrar-se em vendas através de marketplaces.
Marketplaces como o iFood para farmácias podem até ser uma boa opção de vendas, mas nunca vão torná-lo(a) realmente competitivo no mercado online.
Para entender melhor como funciona o marketing digital antes de escolher a plataforma certa para o seu negócio, baixe gratuitamente o nosso Guia de Marketing!
Conheça agora algumas das principais opções de plataformas de e-commerce na atualidade, suas vantagens e desvantagens.
Com um visual moderno, o OpenCart é altamente intuitivo e com informações bastante facilitadas para que você obtenha um bom desempenho.
Ela ainda possui um código aberto, o que significa que o código fonte pode ser adaptado para uma maior adequação do site ao seu negócio.
Apresenta facilidade para a personalização, podendo ser customizado até mesmo por quem nunca teve uma loja virtual antes.
O OpenCart é um serviço gratuito, com um fórum onde são discutidos os problemas e soluções referentes à plataforma.
Porém, não conta com muitas possibilidades de integração e recursos em comparação a outras plataformas, e muitos dos seus temas podem parecer um pouco desatualizados.
Plataforma de e-commerce da Adobe, a Magento possui um nível bem alto de segurança, capacidade de personalização e desempenho em otimização para sites de busca.
Integrada com todos os tipos de sistemas de pagamento, suporta diversas moedas e taxas de impostos.
Também possibilita a integração com os mais variados temas e plugins, sendo uma boa opção em termos de flexibilidade.
É planejada sobretudo para grandes empresas, mas pode também ser usada para criar pequenos negócios.
A desvantagem é que exige um conhecimento um pouco maior em linguagem de programação, sendo bem pouco acessível para os mais inexperientes.
Com um grande número de lojas ativas na América Latina, a Nuvemshopp é uma boa opção para pequenas e médias empresas.
Ela permite automatizar pedidos e entregas, além de oferecer funcionalidades como a organização dos produtos por catálogos.
Oferece também um grande número de layouts customizáveis e compatibilidade com diversos aplicativos.
É grátis para experimentar por até 30 dias, e depois disso, há diversas opções de planos.
A desvantagem é que muitas funcionalidades só estão disponíveis para planos mais avançados, incluindo compatibilidade com múltiplos idiomas e atendimento com gerente dedicado à conta.
Além disso, o atendimento de suporte da Nuvemshopp é feito apenas por e-mail.
A WooCommerce é uma opção diferenciada entre as demais, pois usa o WordPress para construir a loja virtual.
Ela vem se destacando em vários países, tendo escritórios no Reino Unido, Noruega e África do Sul.
Uma de suas principais vantagens é o suporte oferecido pela comunidade WordPress, que é bem vasto e de qualidade.
Já o painel intuitivo da plataforma facilita bastante para que iniciantes abram suas lojas online.
Com o uso de extensões dedicadas, é possível personalizar ainda mais sua loja, oferecendo, por exemplo, qualquer sistema de pagamento disponível em outras plataformas.
Porém, a necessidade de instalar muitas extensões para um site mais personalizado se torna também uma das maiores desvantagens da WooCommerce.
O Zyro tem uma taxa bem em conta em seu plano mais básico, e oferece domínio grátis em planos mais avançados.
Também tem um construtor de página bem fácil de compreender e utilizar, simplificando todo o processo de colocar seu site online.
Além disso, oferece um grande número de templates para a construção visual de sua loja eletrônica.
A equipe de suporte ao cliente está disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Empresa brasileira com sede em Franca (SP), tem uma longa experiência no mercado e atende empresas de diversos portes.
Um dos seus diferenciais é que ela permite o dropshipping, modelo no qual é possível terceirizar os processos de estocagem e envio das mercadorias.
Também possui uma boa integração com canais de venda e oferece suporte via telefone, e-mail e WhatsApp.
Sua maior desvantagem é que os planos mensais apresentam valores um pouco acima do mercado.
Especializada no setor farmacêutico, a MyPharma atende mais de 600 lojas em todo o Brasil e já soma mais de R$ 10 milhões em vendas.
Com um painel bastante intuitivo, a plataforma ainda oferece um excelente suporte para montar a loja virtual e para a solução de eventuais problemas.
Oferece opções de entrega e retirada para os clientes e é também flexível em relação a formas de pagamento.
Otimizado para o Google, a MyPharma tem também um bom suporte para o desenvolvimento de estratégias de marketing.
Outro diferencial importante da plataforma é que ela dispensa as farmácias de cadastrar item a item os produtos do seu catálogo.
Isso porque já conta com um banco de dados com mais de 40 mil itens cadastrados.
A melhor plataforma de loja virtual é aquela que melhor se encaixa ao seu negócio e às suas metas.
Sendo assim, para abrir uma loja virtual, é necessário ter metas específicas e objetivas para o crescimento de sua farmácia nos próximos meses e anos.
Se este ainda não é o seu caso, trace metas atreladas a métricas concretas, que não sejam muito vagas e abstratas.
Veja alguns exemplos de métricas abstratas:
Compare agora como ficam essas e outras metas ao se utilizar métricas concretas:
Definindo metas concretas e realistas, você pode analisar melhor onde se encaixa uma estratégia de loja virtual.
Mas além disso, reflita também sobre os maiores riscos ao se montar uma loja virtual, o tipo de estrutura que precisará montar e no que terá que investir.
Um e-commerce com entregas a nível nacional, por exemplo, exige uma ampla estrutura para escalar e manter qualidade no serviço.
Até mesmo grandes redes de farmácia têm dificuldade com este tipo de operação.
Como você pode ver, um e-commerce a nível nacional exige um grande capital guardado e uma ampla estrutura.
Caso seja este o seu caso, então talvez valha a pena montar um e-commerce tradicional para sua farmácia, de competição a nível nacional.
Para levantar um site de e-commerce tradicional, você precisará contratar uma plataforma tradicional, como a Vtex, por exemplo, e fazer a customização por conta própria.
Assim, nesse processo, precisará também de uma boa agência e um software house ou um desenvolvedor, além de um designer.
Já para as pequenas e médias farmácias, incluindo redes e franquias, o melhor é começar ganhando espaço nos bairros e cidades onde estão sediadas.
Muitas farmácias já performam bem no delivery, porém de forma rudimentar.
A tele-entrega convencional, via telefone e, no máximo, por WhatsApp, ainda impera no setor.
Outros setores, como restaurantes e afins, já têm grande inovação e tecnologia em termos de delivery.
Mas é perfeitamente possível oferecer delivery de medicamentos e perfumaria aos moradores da sua cidade, ou sua região, de uma forma 100% online.
A principal vantagem disso é que a maioria dos moradores da sua cidade está à procura de sites de estabelecimentos através do Google e outros buscadores!
Além disso, há muitos outros benefícios no e-commerce regional, como:
Vale destacar, ainda, que o ticket médio de vendas online é muito superior às vendas por telefone.
Isto ocorre porque nos sites de vendas o consumidor tem uma experiência visual.
Os produtos têm imagens, descrições e informações gerais, estimulando a compra por impulso, diferente da tele-entrega convencional!
Sendo especializada no mercado farmacêutico, a MyPharma é atualmente a melhor plataforma de loja virtual para o setor.
Cada vez mais, nos últimos anos, ela vem se tornando referência em todo país, com dezenas de farmácias e redes parceiras!
A plataforma permite que sua farmácia tenha um site próprio e customizado, com suas cores, logomarca e produtos já integrados ao seu ERP!
O site criado para sua farmácia também já vem todo otimizado para o Google, por meio da estratégia de SEO Local!
Além disso, há um suporte disponível para a customização do site e, de forma consultiva, para aprender as melhores estratégias de marketing digital!
A MyPharma atende também algumas distribuidoras de medicamentos, facilitando a aproximação e a comunicação entre atacado e varejo.
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