Com o crescimento do e-commerce, vender produtos de pet shop pela internet se tornou fundamental para sobreviver em meio à concorrência. O crescimento que já era acentuado...
Com o crescimento do e-commerce, vender produtos de pet shop pela internet se tornou fundamental para sobreviver em meio à concorrência.
O crescimento que já era acentuado nessa modalidade de vendas chegou a 12,6% no primeiro trimestre de 2022, faturando R$ 39,6 bilhões.
Já o nicho pet também é conhecido por gerar um grande movimento no comércio e excelentes lucros para quem investe no setor.
Conforme dados do Instituto Pet Brasil, o setor movimentou pouco mais de 40 bilhões de reais em 2020.
Os números são bem compreensíveis quando se leva em conta que o Brasil tem a terceira maior população de animais de estimação no mundo!
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), existe hoje um total de 139,3 milhões de pets no país.
Destes, cerca de 40% são cães, seguidos pelas aves (28%), gatos (17%) e peixes (14%), enquanto outros tipos de animais compõem o 1% restante.
Mas para alcançar esse público, seu pet shop precisa se destacar em um mercado altamente competitivo.
Por isso, preparamos para você um artigo especial com estratégias de venda para fazer o seu pet shop virtual gerar cada vez mais lucros!
new RDStationForms(‘plano-de-marketing-para-pet-shop-14836c7b785cf622cea0’, ‘UA-120892194-1’).createForm();Basicamente, o que você precisa para vender produtos de pet shop pela internet é só um computador conectado à rede.
Se você já tem uma loja física, pode começar oferecendo produtos que já possui e, com isso, iniciar uma operação sem nenhum custo!
Dessa forma, ainda, você gera receita onde antes não havia nenhuma, e aos poucos pode ir crescendo e evoluindo a sua loja virtual.
Mas para realmente se destacar no online, existem algumas estratégias que você pode seguir e que têm trazido bons resultados a quem atende nesse meio.
As melhores delas passam pelo marketing digital e a utilização de um site ou aplicativo próprios.
Considerando-se que 92% das pesquisas por pet shops são feitas no Google, tais estratégias tornam-se fundamentais para melhorar seu ranqueamento e obter destaque.
A seguir, você confere 6 estratégias para vender mais em seu pet shop online!
A primeira coisa que você precisa fazer para se destacar no mercado digital é um bom planejamento.
Não adianta nada acertar em todos os itens a seguir sem ter feito antes uma boa pesquisa de mercado e conhecer bem o seu público-alvo.
Então, comece conhecendo o tipo de consumidor que irá atrair e quais são seus hábitos de consumo.
Observe também a concorrência para conhecer alguns pontos fortes e fracos desse tipo de serviço em sua localidade.
A etapa do planejamento envolve ainda uma boa definição de sua marca, não só no aspecto visual como na compreensão de sua missão e valores.
A partir desses pontos, cada uma das estratégias a seguir terá sua própria etapa de planejamento.
Procure fazê-la sempre com a maior atenção e cuidado, avaliando suas possibilidades e objetivos em detalhes antes de tomar atitudes na prática!
Mesmo que sua loja física seja focada em um nicho específico (Food ou Vet, por exemplo), é importante que sua loja online ofereça maior variedade de produtos.
Como dissemos antes, você não precisa começar dessa forma, nem mesmo com uma quantidade muito grande de produtos, mas é interessante trabalhar com esse objetivo.
Assim, independentemente do segmento, procure oferecer produtos de qualidade e que estejam entre os preferidos do seu público.
Aqueles que vendem mais e que têm as melhores condições comerciais devem ser seu principal foco na hora de montar o seu catálogo.
Mas também é uma boa estratégia apostar em alguns produtos que não constam do maior volume de buscas na internet e que são bastante específicos.
Por exemplo, uma ração especial para uma raça específica de cachorros ou brinquedos para espécies menos comuns de pets.
Isso poderá ajudá-lo(a) a se destacar em meio à concorrência sem precisar competir diretamente onde está concentrado o maior fluxo de pesquisas.
Para garantir a qualidade e a diversidade dos seus produtos, o que você precisa fazer é acertar em suas parcerias comerciais.
Bons fornecedores são um dos itens centrais neste tópico, mas ele se refere também a médicos veterinários, empresas de delivery ou plataformas online e publicitários.
Nesse sentido, uma atitude bem importante a se tomar é frequentar e participar de eventos relacionados à sua área de atuação.
Encontros como a Feira SuperPet, o Amigos Pet Brasil entre outros, são ótimas oportunidades para acompanhar as novidades e fazer o seu networking.
Cada caso precisa ser analisado individualmente, mas em geral, é bem possível formar parcerias que sejam realmente interessantes e benéficas para ambas as partes.
Em relação a fornecedores, leve sempre em consideração a qualidade dos produtos, prazos e taxas de entrega e quantidades mínimas de cada pedido.
Há sempre a opção de se trabalhar com produtos próprios, mas a revenda reduz seus custos e aumenta seus estoques.
Além disso, a opção o(a) libera da preocupação extra que teria com a fabricação dos próprios produtos!
O marketing de pet shop, assim como o de qualquer comércio, não deve estar focado apenas em vender produtos e gerar lucros para a empresa.
Em vez disso, o que ele deve buscar é a formação de vínculos entre potenciais clientes e a sua marca.
Colocando as coisas dessa forma, abre-se um leque muito grande de possibilidades.
O que podemos identificar na base de todas elas é a necessidade de uma comunicação direta, acessível e cotidiana com seu público.
Nesse sentido, é muito importante estar atento à forma como sua empresa se manifesta, buscando sempre maneiras atraentes e criativas de se comunicar.
Além disso, para esse relacionamento com o público, atualmente, não se pode deixar de marcar presença em redes sociais como o Instagram e o Facebook.
Procure aprofundar-se no tema e descobrir as melhores formas de interagir e gerar valor para sua marca a partir de interações em redes sociais!
Outro aspecto relacionado ao marketing digital e que merece atenção é a qualidade das fotografias e descrições usadas em catálogos ou nas próprias redes.
O ideal é trabalhar com fotógrafos e empresas de marketing especializados, mas se isso não for possível, dedique o máximo de atenção a esses detalhes!
Uma das formas mais eficazes de conquistar clientes e impulsionar vendas é apresentar promoções atraentes.
Nesse aspecto, mais uma vez, é muito importante conhecer o melhor possível seu público alvo para saber o que realmente será interessante para ele.
O ideal é que as promoções sejam ofertadas com frequência ao longo do ano.
Para isso, o que você pode fazer é aproveitar datas festivas e ocasiões especiais, explorando, por exemplo, datas voltadas ao comércio como a Black Friday.
A qualquer momento, ainda, você pode oferecer kits promocionais que ajudam, inclusive, a fazer circular mercadorias que são mais difíceis de vender isoladamente.
Além disso, oferecer programas de fidelidade é uma excelente maneira de estabelecer relacionamentos mais duradouros com os seus clientes.
Seja qual for a ação escolhida, lembre-se apenas de fazer um bom cálculo dos custos que terá com a operação para não acabar tendo prejuízo!
Comodidade, praticidade e preços baixos são apenas alguns dos benefícios do e-commerce que correspondem exatamente ao que o consumidor procura na hora de comprar.
Portanto, se o assunto é vender produtos de pet shop pela internet, o melhor que você pode fazer é investir no e-commerce!
Principalmente se você considerar que seu petshop virtual pode ser construído muito rapidamente e a partir de um investimento inicial muito baixo!
Com uma infraestrutura enxuta e flexibilidade para vender, seu e-commerce funcionará em tempo integral, 24 horas por dia, 7 dias por semana!
Além disso, você pode garantir facilmente uma boa integração com outros canais, como Facebook e Instagram, por exemplo, ou até mesmo a sua loja física!
E isso aumentará consideravelmente o poder de alcance da sua loja.
Mas é importante ressaltar que, ao iniciar seus negócios na web, é mais indicado focar em vendas locais do que tentar abarcar todo o mercado nacional.
E tendo seu próprio site, é possível trabalhar o SEO Local e outras estratégias que ranqueiam sua empresa nos primeiros lugares em buscas do Google.
Acredite: isso será decisivo para aumentar seus lucros e vendas na internet!
Portanto, garanta que você terá um bom site, em uma boa plataforma, e todo o restante do trabalho ficará muito mais fácil!
Agora que você já sabe como vender produtos de pet shop pela internet, está faltando um detalhe importante para colocar esse conhecimento em prática!
O que você precisa é de uma plataforma de e-commerce que ofereça ao mesmo tempo autonomia e boa estrutura para promover seu negócio!
Aliando a plataforma ideal às melhores estratégias de marketing, conforme você aprendeu aqui, seu empreendimento terá bem mais chances de se destacar entre a concorrência.
Então imagine se, além disso, essa plataforma tiver uma longa experiência no e-commerce e também puder oferecer bons serviços de marketing digital!
Pois esta plataforma existe e é a MyPharma | Pet Shops, que pode ajudá-lo(a) a aumentar até 80% das suas vendas com um e-commerce próprio.
Clique no botão abaixo e confira as vantagens de iniciar uma parceria com a MyPharma | Pet Shops!
Você também pode se interessar por: Como montar um petshop online