Os brindes para farmácias não são a estratégia mais inteligente para atrair e fidelizar clientes. Mas fazem parte das estratégias que mais dão resultados. Isso porque não...
Os brindes para farmácias não são a estratégia mais inteligente para atrair e fidelizar clientes.
Mas fazem parte das estratégias que mais dão resultados.
Isso porque não podemos pensar que o brinde por si só alcance os resultados que esperamos.
Afinal, nossos concorrentes também estão distribuindo brindes por aí.
Assim, a chave da questão se torna a experiência dos clientes. E, neste caso, falamos da experiência que eles têm com os brindes.
Você sabia que 88% dos consumidores se lembra da marca ao ver o brinde por perto?
E se você acompanha nosso blog, já sabe que o poder que a sua marca tem de ser lembrada é muito importante.
Acompanhe a leitura e entenda como os brindes impactam seus clientes e como utilizá-los nas suas estratégias!
Uma pesquisa da Agência 96 revelou que, ao ganharem um brinde relevante e terem uma boa experiência com o produto, 76% das pessoas projetam novas intenções de compra com a marca.
Esse dado nos revela 2 fatores interessantes e muito importantes:
Isso porque 60% dos entrevistados acreditam que o valor do brinde está embutido na compra.
No entanto, essa crença não parece ser um problema quando 57% dos consumidores trocariam a sua marca preferida por uma concorrente só por causa de um presente atrativo.
Mas a pesquisa ainda vai além e revela que 42% dos entrevistados preferem frete grátis a brindes nas compras online.
Com isso, podemos chegar a algumas conclusões sobre os brindes:
Se até aqui você tem uma percepção de que os brindes já não são mais só o que eram antes, você está certo ou certa!
Por isso, te ajudamos a entender como utilizá-los sabiamente em campanhas para farmácias!
Não temos dúvidas de que as campanhas para farmácias vendem muito — quando bem executadas.
Mas assim como todo bom projeto, o primeiro passo é o planejamento.
Para as ações de marketing alcançarem resultados positivos, é fundamental ter um objetivo específico e separar a verba para o investimento necessário.
Sendo que parte do investimento deve ser destinado aos brindes de farmácia e ao meio escolhido (campanhas online e offline).
Lembre-se que falamos de “investimento” e isso significa que esse custo trará retornos.
Por isso, é importante entender qual a relação do brinde que a sua farmácia oferta com o momento ou a experiência dos seus clientes.
Se acontecer de algum brinde ficar encalhado por um tempo, questione-se:
Se você responder “sim” para as 3 perguntas, talvez o problema seja como a ação de marketing está sendo conduzida.
Talvez sua equipe não esteja entregando o brinde no momento mais adequado; talvez não esteja sequer entregando o brinde ou, talvez, só precise de treinamento.
Mas para entender tudo isso, antes é preciso definir as suas campanhas, seus objetivos e conhecer as opções de brindes para farmácias.
Antes de qualquer pensamento em brindes de farmácias, investimento e objetivos, é necessário definir quais ações promocionais serão executadas.
Muitas vezes, esta etapa vem depois da definição dos objetivos, mas aqui falamos de ações promocionais pensadas para datas comemorativas ou para sazonalidades muito marcantes do mercado.
Ou seja, aquelas campanhas que já são regras do mercado.
E para que você não perca as principais datas comemorativas e sazonalidades do mercado farmacêutico, já pensamos em tudo!
Preencha o formulário abaixo e receba agora mesmo um calendário de datas especiais para farmácias.
É um calendário mesmo(!), não uma lista com datas.
new RDStationForms(‘calendario-de-datas-especiais-para-farmacias-1607caac72d64580129d’, ‘UA-120892194-1’).createForm();Onde você deseja chegar com a campanha e os brindes de farmácias?
Quanto você tem para investir?
Esses dados são particulares a cada negócio, e cabe a você decidir quais são os seus objetivos principais e detalhá-los.
Aqui você poderia estar se perguntando:
Mas quais objetivos eu deveria escolher?
Quais os melhores?
Será que eu invisto R$ 500,00? R$ 900,00?
Para responder a essa pergunta, trazemos um pequeno trecho de Lewis Carrol:
Alice perguntou: Gato Cheshire… pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?
Isso depende muito do lugar para aonde você quer ir — disse o Gato.
Eu não sei para aonde ir! — disse Alice.
Se você não sabe para aonde ir, qualquer caminho serve.
Alice no País das Maravilhas
É você gestor, gestora, proprietário ou proprietária de farmácia que precisa entender aonde quer chegar com o seu empreendimento.
Só quando você tiver uma noção nítida disso, é que conseguirá entender seus objetivos e quais investimentos realizar dentro da realidade da sua farmácia ou drogaria.
E se você é farmacêutico(a) ou atendente e foi incumbido(a) de realizar uma ação promocional com ou sem brindes para farmácias, lembre-se de perguntar SEMPRE o que a ação precisa alcançar.
Nenhuma ação promocional deve acontecer sem um objetivo, por mais simples que seja, como uma data comemorativa, por exemplo.
Definidos os objetivos e o valor teto do investimento, é hora de partir para a ação!
Falamos de “ações em farmácias” com o sentido de “ações promocionais”, mas vejamos, agora, quais ações precisamos realizar para executar uma ação promocional.
Pensamos em algumas etapas que você precisa executar assim que tiver com os objetivos e investimentos definidos para que a ação promocional aconteça.
Pensar campanhas para farmácias em datas comemorativas é simples.
Sempre pensamos nos dias das mães, dos pais, das crianças, dos idosos, Natal etc.
Mas aqui pensamos em 2 ações promocionais que podem ser realizadas em qualquer momento do ano para aumentar a fidelização de clientes.
Oferecer algum serviço de atenção farmacêutica ajuda a atrair mais potenciais clientes para a sua farmácia.
Aferição de pressão e teste de glicemia certamente chamam a atenção do público em eventos especiais, como inauguração da farmácia e datas comemorativas relacionadas ao tema, por exemplo.
No entanto, é no dia a dia que as pessoas mais apreciam e necessitam dessa atenção.
E vale lembrar que uma visita na farmácia para medir a pressão quase sempre acaba com uma venda.
Você não gasta nada para executar essa tarefa algumas vezes no dia e ganha com compras por impulso.
Além disso, esses serviços agregam valor à imagem da farmácia e promovem o relacionamento com os consumidores.
Completar o atendimento com orientações sobre prevenção de doenças e busca de orientação médica ajuda o cliente a ter uma boa impressão e confiança no local.
E você pode aproveitar para entregar brindes a esses clientes durante o atendimento.
Pense em oferecer um bloco de notas de aferição de pressão e teste de glicemia.
Assim, esses clientes passam a visitar a sua farmácia pelo menos nos tempos indicados para o(a) próximo(a) aferição/teste acompanhados pelo(a) farmacêutico(a).
Concluindo o atendimento, você ainda pode oferecer um cupom de desconto para a compra de medicamentos em sua farmácia!
Você determina um prazo curto de alguns dias para esse cupom e anota a data de aferição dos clientes em um campo próprio para isso no cupom e o entrega.
Podemos pensar numa campanha específica:
Todo cliente que aferir a pressão ou testar sua glicemia tem até 7 dias após a data marcada pelo(a) farmacêutico(a) para comprar medicamentos genéricos com 10% de desconto.
Se os clientes não saírem dessa consulta já querendo usar o cupom, certamente eles voltarão dentro do prazo estabelecido, pois ficarão pensando no que podem comprar para utilizar aquele benefício.
Decidiu realizar uma campanha no mês das mulheres ou na chegada do verão?
A demonstração de produtos é uma das ações de marketing mais utilizadas para atrair a atenção dos clientes e oferecer uma oportunidade de experimentar o produto.
Se a sua farmácia tiver uma grande variedade de maquiagens e perfumaria, você pode contratar uma maquiadora para fazer a demonstração em clientes que quiserem testar os produtos.
Você também pode simplesmente disponibilizar amostras em um espaço provador que tenha um(a) atendente fornecendo informações sobre os itens e vendendo-os ao mesmo tempo.
Certamente as ações de marketing de demonstração de produtos agradam bastante o público feminino.
Promover limpeza de pele e avaliação capilar também são ótimas ações promocionais em farmácia.
Mas não se engane! Demonstração de produtos também agradam o público masculino.
Tenha amostras dos seus produtos de higiene pessoal, loções pós-barba, cremes para o cabelo, desodorantes etc.
Ninguém gosta de ter que comprar produtos sem saber se eles são bons ou, pelo menos, saber se gosta da fragrância.
E quanto aos brindes? Temos ideias!
Amostras de batom, loções hidratantes, esmaltes, maquiagens, cremes faciais etc.
Todos os itens que entram na categoria de amostras grátis podem ser usados como brindes para farmácias.
Assim, você pode conseguir mais amostras com a sua distribuidora se quiser fazer uma ação promocional específica.
E, claro, fica muito mais fácil conseguir mais amostras se você tiver alguém promovendo a venda dos itens em demonstração.
Com as ações promocionais elaboradas, é hora de decidir quais brindes para farmácias você utilizará na sua campanha!
O segredo mais importante para não errar é não investir dinheiro em ações que você não consegue prever resultados.
Nós, na MyPharma, sempre reforçarmos: defina seus objetivos e seu retorno esperado; nunca invista em uma estratégia que não lhe dará retorno ou que não tenha sequer potencial de gerá-lo a médio ou longo prazo.
Nem sempre o retorno vem a curto prazo, mas investir em estratégias que não têm potencial nem mesmo a longo prazo é investir “pra bonito”. Ou seja, “pra quem quer aparecer”.
Por isso, antes de pensar no brinde e partir para a distribuição aos clientes, confira algumas dicas de como você pode sempre lucrar com essa ação:
Essa estratégia fará com que o brinde distribuído automaticamente “se pague”.
Além disso, irá assegurar seu rendimento, através do retorno financeiro com a compra do(a) cliente.
Lembra que 60% dos consumidores acredita que o preço está embutido?
Distribua um cartão com determinada quantidade de espaços para demarcação. Então, a cada R$ X consumido, o cliente ganha uma carimbada e, ao final, com o cartão preenchido, tem direito a um bom brinde ou a um serviço.
O cartão fidelidade cativa os clientes. Sabendo que ao final de tal consumo, ganharão um brinde em seu PDV, eles sempre terão sua farmácia como prioridade na hora da compra.
Compre uma base, leve um removedor de maquiagem; compre um protetor solar facial e ganhe um protetor solar labial.
Esta estratégia é bastante parecida com a primeira aqui apresentada.
No entanto, ao invés de trabalhar com métricas em R$, pense em produtos que estão há um tempo sem giro no estoque. Afinal, você precisa vendê-los.
Assim, sua farmácia ou drogaria dificilmente terá prejuízos com itens de perfumaria, cosméticos e higiene pessoal.
Não importa se você está buscando brindes personalizados para farmácia, brindes para a inauguração da farmácia, ou ainda brindes para eventos específicos…
Independentemente dos brindes de farmácia escolhidos, um detalhe nunca pode faltar: a logomarca da sua farmácia.
E é justamente pelo fato que os brindes para farmácias levam sua marca que eles precisam ser bem apresentáveis, úteis e criativos.
Assim, ter uma boa logomarca é imprescindível.
Quer saber como criar a sua logomarca do zero? Então acesse a nossa discussão:
► 5 passos para criar uma logomarca de farmácia incrível!
Investir em brindes para farmácias relacionados a medicamentos é uma ótima estratégia.
Seus clientes lembrarão da sua farmácia todas as vezes que tomarem suas medicações.
Cada vez que veem sua logomarca, cada vez que seu brinde os ajuda de alguma forma, o seu branding é reforçado.
E o melhor de tudo é que esses brindes podem ser encontrados a bons custos e distribuídos aleatoriamente ou da melhor forma possível: aliados a alguma campanha para farmácia com potencial de gerar excelentes resultados.
Mesmo que os itens se relacionem, não os distribua em pares; muito provavelmente você terá outra chance de complementar ainda mais a experiência dos seus clientes.
Quer um exemplo?
Na primeira vez que uma cliente entra para medir sua pressão arterial, você pode anotar seu resultado em um bloco de notas criado para ser esse brinde.
Informando-a que deve sempre trazer esse bloco de notas para fazer um acompanhamento de sua pressão, ele certamente o fará.
Na segunda visita, você lhe pergunta se ela tem lembrado de anotar sua pressão todos os dias.
Provavelmente ela dirá que não; então esse é o momento em que você lhe oferece uma caneta da farmácia e a orienta a deixar essa caneta num lugar que ela olhe todos os dias.
Assim, ela verá a caneta, medirá sua pressão em casa, e estará sempre reforçando a imagem positiva que tem do atendimento da sua farmácia ou drogaria.
Na conclusão, logo abaixo, falamos sobre como acompanhar de perto quais brindes já foram entregues a cada cliente para que você ou sua equipe não se percam na distribuição.
Agora você já entende que brindes para farmácias já deixaram de ser meros brindes.
Hoje, eles têm um poder enorme de aumentar as taxas de retenção e fidelização de clientes.
Afinal, estão ligados às experiências que seus clientes têm com a sua marca.
Assim, escolher um bom brinde de farmácia é essencial se você busca uma campanha bem definida em seus objetivos, ações e resultados esperados.
Por isso, saber distribuir seus brindes é essencial!
Mas como fazê-lo sem ficar entregando sempre os mesmos brindes aos mesmos clientes?
Usando um sistema de CRM (de Gestão de Relacionamento com o Cliente).
Mas não nos aprofundaremos nisso, nesta discussão.
O que você precisa saber ainda é que brindes para farmácias são a chave do OVERDELIVERY.
Ou seja, a chave para fazer as vendas do seu delivery crescerem muito!
Quer saber mais sobre como utilizar brindes em farmácia?
Quer estratégias com brindes para bombar o seu delivery?
Então acesse nossa discussão no botão abaixo!
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