Aprender como montar uma farmácia online e colocar esse aprendizado em prática pode ser exatamente a atitude que salvará o seu negócio. Dados do IQVIA indicam que...
Aprender como montar uma farmácia online e colocar esse aprendizado em prática pode ser exatamente a atitude que salvará o seu negócio.
Dados do IQVIA indicam que o share das vendas digitais em farmácias saiu de 2,5% no pré-pandemia para 8,3% no MAT Set/22.
O quadro pandêmico acelerou um processo de mudança nos hábitos de consumo da população, que está migrando para o e-commerce em números crescentes.
Atualmente, montar um e-commerce de farmácia é uma oportunidade de oferecer um diferencial em meio à concorrência, atrair mais clientes e ampliar o faturamento.
Diante desses fatos, cada vez mais empreendedores do ramo têm buscado saber como montar uma farmácia online, eventualmente, incluindo até um aplicativo para farmácia.
Mas ao passo que o e-commerce para farmácia atrai, também gera muitas dúvidas, como:
Hoje, vamos responder essas e outras dúvidas e orientar quem deseja explorar as possibilidades de faturamento na web com uma loja virtual.
Para inovar e crescer nos negócios, acompanhe o nosso artigo e descubra como montar uma farmácia online!
Uma dúvida comum sobre como montar uma farmácia online diz respeito aos custos e se essa é uma alternativa viável para pequenas e médias farmácias.
Mas quando se trata de comércio local, o e-commerce não é somente acessível a pequenas e médias empresas: é indispensável para a sobrevivência dos negócios.
Não é segredo que o mercado farmacêutico está cada vez mais competitivo.
Atualmente, empresas de diversos setores migram para plataformas digitais para ampliar seus canais de comunicação e venda, e no comércio farmacêutico não é diferente.
Como destaca a Galena Farmacêutica, digitalizar a farmácia é manter-se atualizado, ao mesmo tempo ampliando o alcance da marca e as oportunidades de negócio.
Por isso, apresentamos a seguir a fórmula ideal para entrar no mercado eletrônico, ampliar os negócios em sua farmácia e lucrar mais.
Ainda não se convenceu de que essa escolha trará vantagens ao seu negócio?
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O primeiro passo para saber como montar uma farmácia online, é conhecer a legislação do e-commerce farmacêutico.
A venda de remédios online é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), através da RDC nº 44, de 17 de agosto de 2009.
O documento regulamenta todo o comércio de produtos e serviços farmacêuticos, incluindo as operações realizadas por vias digitais.
Referindo-se a produtos que requerem cuidados desde a produção até a utilização pelo consumidor final, a vigência da lei é rígida e deve ser respeitada.
A legislação para abrir uma loja virtual estabelece que, para comercializar medicamentos, é preciso atender algumas exigências, entre elas:
No vídeo abaixo, a farmacêutica Thalita Lima apresenta todos os pontos da RDC 44/09 referentes à venda de medicamentos online.
Ela também traz detalhes da flexibilização da venda de medicamentos controlados por canais digitais, entre outras informações relevantes.
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Conforme a RDC 44/09, a comercialização de antibióticos e medicamentos tarja preta só pode ser realizada em lojas físicas.
Isso porque pesa sobre esses produtos um rígido controle de venda que envolve, inclusive, a retenção da receita médica.
A loja virtual pode somente informar sobre a disponibilidade do produto, acompanhado de detalhes técnicos obrigatórios, mas sem liberação para compra online.
No entanto, a RDC 357/2020 possibilitou fazer a solicitação de controlados por meio online, embora determine que a compra só possa ser concretizada presencialmente.
Essa flexibilização ocorreu por conta da pandemia do coronavírus e permanece vigente até 21 de maio de 2023, conforme a RDC 683/22.
De toda forma, o anúncio desses produtos no site da farmácia não pode incluir imagens do medicamento, somente de uma imagem substituta como no exemplo:
A mesma restrição se aplica a medicamentos de tarja vermelha, que também exigem prescrição médica.
Tal proibição consta na legislação sobre propaganda de medicamentos, que veremos em mais detalhes a seguir.
Ao contrário dos medicamentos de tarja preta, porém, os de tarja vermelha podem ser vendidos pelo site, inclusive com apresentação de receita digital.
Outra informação vital para quem quer saber como montar uma drogaria online diz respeito à propaganda de farmácia e de medicamentos.
Como dissemos acima, sites de farmácias e drogarias online são proibidos de utilizar imagens de medicamentos tarjados até mesmo em seu catálogo de produtos!
Naturalmente, a mesma proibição se aplica à propaganda, publicidade e promoção de quaisquer medicamentos que exijam prescrição médica em todos os meios, digitais ou não.
A própria RDC 44/2009 faz determinações sobre propaganda e divulgação de medicamentos, mas há uma legislação mais específica sobre isso: a RDC 96/2008.
Este documento apresenta também as condições para propaganda de medicamentos isentos de prescrição, que, embora seja permitida, possui as próprias restrições.
Com tantas limitações, pode parecer impossível realizar um bom trabalho de divulgação e publicidade para farmácias e drogarias, mas essa é uma percepção equivocada.
Pelo contrário, há uma infinidade de estratégias de marketing que podem ser exploradas por pequenas e médias farmácias, trazendo resultados significativos.
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new RDStationForms(‘ebook-rodape-f1997175570d5ab1c075’, ‘UA-120892194-1’).createForm();Conforme a RDC 44/09, as listas de preços não podem utilizar designações, símbolos, figuras, imagens, desenhos, marcas figurativas ou mistas, slogans e quaisquer argumentos de cunho publicitário em relação aos medicamentos.
Para divulgar o produto e seu preço, a RDC determina que os seguintes dados devem aparecer:
E ATENÇÃO: as farmácias ou drogarias que descumprirem as determinações, estão sujeitas às penalidades descritas na Lei 6.437.
As penas podem variar entre multa, interdição, cancelamento de AFE Anvisa etc.
Portanto, tenha cautela!
Dissemos anteriormente que todas as farmácias e drogarias virtuais devem ter um farmacêutico disponível para atendimento.
Para uma farmácia online, entende-se que é preciso contar com um farmacêutico disponível 24 horas por dia através do SAC ou outro meio de contato.
Quer dizer, além do profissional estar disponível, é preciso que o cliente tenha alguma forma rápida e efetiva de entrar em contato com ele.
Falaremos mais adiante sobre plataformas de atendimento que potencializam o tempo de resposta aos consumidores!
Mas vale destacar, aqui, que o atendimento do farmacêutico online pode ir além da mera dispensação de medicamentos e solução de dúvidas dos clientes.
Desde 2022, a prática da telefarmácia foi regulamentada no Brasil, abrindo toda uma gama de outros serviços que podem ser ofertados pela farmácia online.
Suponhamos que você já tenha uma loja física e não precise se preocupar com estrutura de estoque ou lista de medicamentos para abrir uma farmácia.
Nesse caso, estaremos falando, aqui, somente do que é necessário para implantar um e-commerce próprio sem contar com uma plataforma de loja virtual para farmácia.
A seguir, você confere o que é preciso e quais são os custos para montar seu e-commerce do zero:
Com tudo isso, construir um e-commerce do zero levaria pelo menos 1 ano e custaria cerca de R$ 154.348,00 apenas nesse período.
Após isso, o custo mensal para manter o seu e-commerce superaria os R$ 2.770,00.
Felizmente, existe uma alternativa muito mais prática, segura e barata do que essa: contar com uma plataforma de e-commerce para farmácias!
Agora que sabemos como montar uma farmácia online conforme a legislação, vejamos quais são as práticas necessárias para o início imediato das atividades nesse meio!
Em primeiro lugar, para abrir uma farmácia virtual é necessário:
Tranquilo até aqui?
Então, vamos aos detalhes de cada um desses pontos!
O primeiro tópico é sobre a base do negócio: o local que não é físico, mas comporta os produtos que serão comercializados pela internet.
A Plataforma de Atendimento é a chave das farmácias online. Nela, se concretizam quase todas as fases de uma venda virtual:
Diante disso, torna-se mais evidente a relevância de escolher a ferramenta certa e contar com uma excelente plataforma de atendimento.
Algumas farmácias realizam atendimento via redes sociais, o que, embora seja bem comum, não é o ideal, e sobretudo não de forma exclusiva.
Afinal, esses canais, além de serem informais, transmitem pouco profissionalismo.
O ideal para quem busca um e-commerce de qualidade, padronizado e dentro do que é previsto na lei é, acima de tudo, possuir um site consistente.
Com um site, é possível dispor de chat e SAC 24 horas, além de estante virtual de produtos e medicamentos atraente e com excelente usabilidade.
E ainda, escolhendo uma boa plataforma para sua farmácia online, você potencializará as vendas e proporcionará a melhor experiência de compra aos consumidores.
Escolhida a melhor plataforma de atendimento, conforme o perfil e as necessidades do seu negócio, é hora de conhecer algumas obrigatoriedades das lojas virtuais.
A primeira informação relevante, aqui, é que as farmácias só podem ter sites em domínios “.com.br”, destinados ao comércio nacional de produtos ou serviços.
E além disso, devem constar no site da loja virtual os seguintes dados da farmácia:
O tele-entrega via telefone já foi bastante usual, mas vem se tornando inviável, especialmente para empresas que almejam aumentar sempre mais o volume das vendas.
A boa notícia é que é possível oferecer um delivery de farmácia aos moradores da sua cidade ou região de uma forma 100% online!
Mas o site próprio não só otimiza os seus processos de delivery: ele também oferece outros benefícios como aumentar a visibilidade de sua marca!
Uma pesquisa da Hedgehog informou que 7 a cada 10 consumidores no Brasil pesquisam no Google sobre os produtos que querem comprar antes de comprá-los.
Sendo assim, é importante garantir que a sua marca esteja bem colocada em resultados de pesquisas para que os consumidores cheguem até você mais rapidamente.
Pois é justamente isso que um site próprio faz por você: torna sua marca mais visível para mecanismos de pesquisa.
E através de técnicas de SEO, aplicadas por algumas plataformas de e-commerce, a visibilidade do seu site pode ser ainda maior!
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