A venda de medicamentos pela internet consegue ampliar o faturamento de um estabelecimento. Por esse motivo, muitos empreendedores do ramo farmacêutico tem buscado saber como montar uma...
A venda de medicamentos pela internet consegue ampliar o faturamento de um estabelecimento. Por esse motivo, muitos empreendedores do ramo farmacêutico tem buscado saber como montar uma farmácia online, com um e-commerce e aplicativo para farmácia.
Sim, é possível montar uma farmácia de pequeno porte, mas que seja grande no online.
Será que abrir uma farmácia online é como abrir uma farmácia física?
E os custos para atuar no e-commerce para farmácia, são mesmo reduzidos?
A internet oferece muitos benefícios, mas e os pontos negativos? Eles existem?
Ao passo que o e-commerce para farmácia atrai, também gera muitas dúvidas. Por isso, preparamos um artigo instrutivo para você.
Se deseja explorar as possibilidades de faturamento na web com uma loja virtual, inovar e crescer nos negócios, precisa saber como montar uma farmácia online.
Então, neste artigo você vai entender:
Vamos lá?
O mercado farmacêutico está cada vez mais competitivo. Atualmente, empresas de diversos setores migram para plataformas digitais com o objetivo de ampliar seus canais de comunicação e venda.
No comercio farmacêutico não é diferente. O e-commerce de medicamentos já é considerado parte importante para os rendimentos da farmácia e certamente merece atenção especial.
Por isso, abaixo, apresentamos a fórmula para entrar no mercado eletrônico, ampliar os negócios em sua farmácia e lucrar mais.
O primeiro passo para saber como montar uma farmácia online, é conhecer a legislação do e-commerce farmacêutico.
A venda de remédios pela internet é totalmente regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O documento que regulamenta a comercialização de produtos e serviços farmacêuticos, bem como a venda de antibióticos e medicamentos no meio online é a RDC nº 44, de 17 de agosto de 2009.
Por se tratar de produtos que requerem cuidado especial tanto na utilização pelo consumidor final, quanto nas etapas de produção, armazenamento e distribuição, a vigência é rígida e deve ser respeitada.
A legislação para abrir uma loja virtual estabelece que para comercializar medicamentos é preciso atender algumas exigências. Entre elas:
Para conferir tudo sobre a RDC 44/09, clique no botão abaixo:
Conforme a RDC nº 44, a comercialização de antibióticos e medicamentos tarja preta só pode ser realizada em lojas físicas. Isso porque pesa sobre esses produtos um rígido controle de venda que envolve, inclusive, a retenção da receita médica.
Sabemos que para a dispensação de fármacos controlados, a legislação exige a retenção da prescrição antes da liberação do medicamento. Além disso, também temos conhecimento de que o transporte de medicamentos controlados sem a devida receita pode ser considerado tráfego pelas autoridades.
Portanto, especialmente pela dificuldade em verificar a identidade do comprador por meios remotos, como telefone e internet, por exemplo, a melhor orientação é fazer a venda desses itens apenas de forma presencial (física).
Uma dica para potencializar as vendas online, é informar ao cliente, no ato da compra em loja física, que a farmácia também realiza atendimento online, oferecendo benefícios como: promoções e o conforto do delivery em sua loja virtual.
Você também pode distribuir cartazes e banners informativos em locais estratégicos do PDV, indicando aos consumidores o endereço de sua plataforma de atendimento online. Assim, desperta o interesse do cliente, o deixa curioso e o conduz/convida a visitar seu site ou aplicativo.
Para colocar nossa dica em prática, recomendamos um banner informativo. Coloque no banner com os dados de sua loja virtual (com destaque à URL), escolha o melhor lugar em seu ponto de vendas físico e divulgue!
Você também pode se interessar por: ► Farmácia à venda: como escolher a melhor opção?
Outro fator indispensável para quem quer abrir uma farmácia online, é estar atento à legislação para divulgação, propaganda e informação de preço de produtos e medicamentos na internet.
Então, para isso, voltamos à resolução nº 44/99, da Anvisa.
Você sabia que sites de farmácias e drogarias online são proibidos de utilizar imagens, propaganda, publicidade e promoção de medicamentos de venda sob prescrição médica em qualquer parte da página?
Pois é, é proibida a veiculação de propagandas de qualquer tipo para os medicamentos de uso controlado. Portanto, não se pode usar peças de marketing, slogans e nenhum outro artifício que encoraje a compra desses fármacos.
Mas… E com relação aos materiais que divulgam informações e preços de produtos e medicamentos isentos da prescrição?
Bem, esses sim são permitidos. No entanto, vamos com calma! Na mesma linha rígida de fiscalização, os anúncios e informações devem atender integralmente cada obrigação apresentada na resolução nº 44/99 da Anvisa.
Para divulgar o produto e preço, a RDC 44/99 da Anvisa determina que os seguintes dados devem aparecer:
E ATENÇÃO: as farmácias ou drogarias que descumprirem as determinações, estão sujeitas às penalidades descritas na Lei 6.437.
As penas podem variar entre multa, interdição, cancelamento de AFE Anvisa etc. Portanto, tenha cautela!
Quer entender tudo sobre esse assunto?
Então confira nosso artigo: ► Propaganda de farmácia: legislação e dicas
Apresentamos no primeiro tópico, que todas as farmácias e drogarias virtuais devem ter um farmacêutico disponível para atendimento.
Para uma farmácia online, entende-se que é preciso contar com um farmacêutico disponível 24 horas por dia através do SAC ou outro meio de contato.
Além disso, não se esqueça! Primeiramente, um profissional disponível. E em segundo lugar, o cliente precisa ter alguma forma rápida e efetiva de entrar em contato com o farmacêutico.
Falaremos sobre as plataformas de atendimento, que potencializam o tempo do resposta aos consumidores no tópico logo abaixo!
Já vimos aqui que a legislação é definitiva para montar uma loja e atuar no mercado online. Agora, vamos às práticas necessárias para o início das atividades neste meio!
Em primeiro lugar, para abrir uma farmácia virtual é necessário:
Tranquilo até aqui?
Então, vamos aos detalhes!
O primeiro tópico é sobre a base do negócio: o local que não é físico, mas comporta os produtos que serão comercializados pela internet.
A Plataforma de Atendimento é a chave das farmácias online. Nela, se concretizam quase todas as fases de uma venda virtual:
Analisando a informação acima, é completamente possível compreender a relevância de contar com uma excelente plataforma de atendimento, não é? E isso começa na escolha da ferramenta.
Algumas farmácias realizam atendimento pela internet via Redes Sociais. Embora essas plataformas sejam bastante usadas nos negócios, não são as mais indicadas, pois, além de serem informais, transmitem pouco profissionalismo.
O ideal para quem busca um e-commerce de qualidade, padronizado e dentro do que é previsto na lei é, acima de tudo, possuir um site consistente.
Lembra que falamos sobre meios práticos e efetivos de contato com os clientes? Com um site, é possível dispor de chat e SAC online 24 horas, estante virtual de produtos e medicamentos (atraente e interativa) e excelente usabilidade.
Além disso, se possuir uma boa plataforma para sua farmácia online, você potencializará as vendas e proporcionará a melhor experiência de compra aos consumidores (detalhe que, convenhamos, é crucial no mundo virtual também!).
Nós também temos um material sensacional, que fala especificamente sobre esse tema. Confira-o clicando no botão abaixo:
Você já escolheu a melhor plataforma de atendimento, conforme o perfil de sua loja virtual e suas necessidades. Então, agora, é hora de saber que as farmácias só podem ter sites em domínios “.com.br”. Isso, pois são estes os endereços destinados ao comércio nacional de produtos ou serviços.
Estamos entendidos?
Além disso, devem constar no site da loja virtual os seguintes dados da farmácia:
O tele-entrega via telefone já foi usual no meio comercial por muito tempo. Mas, agora, especialmente para empresas que almejam aumentar sempre mais o volume das vendas, tornou-se antiquado e inviável.
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Sim, é possível!
E é por isso que a maior plataforma de loja virtual para farmácias do Brasil, a MyPharma, vem se tornando referência em todo país, com dezenas de farmácias e redes parceiras!
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