Foi-se o tempo em que decorar a farmácia para o Natal era algo sóbrio e despretensioso. Ao longo dos últimos anos, os balcões de atendimento, gôndolas, caixas...
Foi-se o tempo em que decorar a farmácia para o Natal era algo sóbrio e despretensioso.
Ao longo dos últimos anos, os balcões de atendimento, gôndolas, caixas e vitrines mudaram pra valer.
Desde o teto até o piso dos estabelecimentos, tudo foi ganhando cada vez mais vida.
Finalmente, houve a virada de chave: os empreendedores entenderam que tudo conta na experiência do cliente.
Não se trata mais só sobre como atrair o público, mas sobre como encantá-lo.
De como elevar o ponto de contato com a sua marca não somente no Natal, mas nos 365 dias do ano.
Isso porque sabemos que todos esses fatores externos e internos — que vão desde a decoração, como a disposição dos móveis e até mesmo a fachada da loja — interferem na percepção e influência do consumidor na hora da compra.
Ao decorrer deste artigo, falaremos sobre técnicas e boas práticas utilizadas por grandes varejistas para que você tenha sucesso ao decorar a farmácia para o Natal.
Observando ferramentas de design, visual merchandising e mídias sociais, trouxemos dicas práticas para você conhecer as melhores estratégias para elevar o potencial de vendas nesta data.
Fique conosco para inovar e transformar a ida à sua farmácia numa experiência de compra memorável.
Vamos lá?
Decorar a farmácia para o Natal não é só uma mera lembrança sobre a data.
Os enfeites devem fazer parte de um planejamento maior.
Tudo isso integra a estratégia de posicionamento da sua marca para estar presente neste período do ano.
Aproveite o momento de otimismo que o clima natalino evoca!
Seguindo as 4 dicas a seguir, certamente, elas te ajudarão a atrair mais clientes para a loja física e, com isso, aumentar suas vendas.
O Natal traz uma grande magia à cidade durante o mês de dezembro.
Das luzes pulsantes ao Papai Noel, o “bom velhinho”, suas renas, laços, bolas de Natal e estrelas, todos esses elementos nos envolvem e remetem a uma atmosfera de reunião e celebração.
Não à toa, a maioria dos estabelecimentos faz uso dessa época festiva para trabalhar os valores internos da sua empresa.
Ao deixar sua farmácia mais convidativa e menos formal, sua marca se conectará com seus clientes de modo mais emotivo e afetivo.
Você se desvinculará, assim, da ideia de que a farmácia é um lugar que serve apenas para a compra de remédios ou artigos de saúde.
Se antes, a farmácia era considerada uma visita pontual obrigatória, entediante (ou até mesmo desagradável para uns), você pode transformá-la em uma experiência mais positiva, trazendo estímulos otimistas e acolhedores.
Por último, como diz a sabedoria popular “o ótimo é inimigo do bom”.
Então, se você não dispõe de muitos recursos para fazer uma grande decoração de Natal para farmácia ou drogaria, não tem problema.
O importante mesmo é não deixar essa data “passar em branco”.
Portanto, ainda vale a pena investir em itens mais populares e simples como pequenas árvores, luzes pisca-pisca, bolas, sinos e outros itens decorativos tradicionais da data.
Para decorar a farmácia para o Natal, você não precisa ficar apenas no verde e vermelho.
Claro que essas tonalidades remetem ao universo natalino, mas que tal incrementar com as cores da sua identidade visual também?
Não tenha medo de misturar suas cores ao conjunto tradicional de tons do Natal, pois é exatamente essa combinação que trará o diferencial para a sua farmácia.
Para ser mais assertivo ainda, não fique apenas no quesito de decoração interno.
Utilize a sua identidade visual também em outros materiais que serão divulgados externamente como, panfletos, faixas, tags e até mesmo nas redes sociais, como falaremos mais a frente ainda neste artigo.
Esse padrão a ser seguido segue o conceito da comunicação integrada, que nada mais é do que
“o planejamento e a análise das melhores práticas para integrar os canais de comunicação e oferecer ao público uma experiência agradável, mantendo um alto padrão em qualquer canal”.
A citação acima é do blog da Rock Content, que é uma ótima referência no marketing e você pode aprender mais sobre comunicação integrada com eles aqui.
Sua farmácia tem vitrine? Ótimo, mais um motivo para não deixá-la para trás.
Seja em lojas de rua ou dentro de grandes ambientes como shoppings, a decoração de vitrines pode ser um grande atrativo para sua farmácia.
Demos atenção especial às vitrines porque você pode e deve ir além do mote sobre divulgação de saldos, promoções ou mera exposição de produtos.
É hora de elevar o visual da sua loja utilizando datas comemorativas como o Natal, conforme as dicas que informamos anteriormente.
Afinal, além de ser um grande chamariz para a entrada da sua farmácia, você reforçará que não está associado apenas a um ambiente para compras de produtos de saúde.
Confira alguns conceitos de visual merchandising que são fundamentais para o sucesso da sua vitrine:
A MyPharma possui outro artigo para você com o passo a passo para uma vitrine perfeita.
Para finalizar esse ponto específico sobre o tema de enfeites para decoração de Natal, deixamos dois ótimos exemplos de duas vitrines de farmácias para você se inspirar:
1. Village Pharmacy, da Nova Zelândia
2. Hughes Pharmacy, da Irlanda
Reforçamos que o espírito natalino não deve estar somente na decoração.
Afinal, presentes de Natal na farmácia não ficam nada atrás das grandes varejistas.
É possível e super simples adaptar-se para disponibilizar uma gama de itens que são verdadeiros presentes.
Para te ajudar com a aplicação da estratégia juntamente à decoração e abrir mais ideias sobre o que sua farmácia pode oferecer como presente, como kits e produtos específicos para a data.
Visite nosso guia completo sobre presentes de Natal, clicando no botão abaixo:
Reservamos um tópico específico para as redes sociais porque elas requerem uma atenção especial.
Primeiro, é preciso dizer que entre as formas mais eficientes para a divulgação da sua farmácia estão as redes sociais, de modo que elas se consolidaram como a principal ferramenta de comunicação entre as pessoas.
Utilizadas não só apenas como instrumentos para se comunicar, hoje se verifica a grande presença das mídias sociais no dia a dia dos negócios, destacando-a como dispositivo para promoção e divulgação de produtos e serviços de todos os tipos.
Focando em seu uso para os empreendedores de farmácias, as redes sociais podem ser utilizadas como ótimas ferramentas de marketing digital.
Entre os canais mais utilizados atualmente estão o Facebook e o Instagram e recomendamos fortemente que você se atenha a essas duas opções inicialmente.
O ponto positivo de divulgação nestes canais é o custo relativamente baixo, além da forte e crescente adesão popular a essas redes.
Se a sua farmácia ainda não se articula nas redes, é melhor repensar sua estratégia digital.
Mas caso a sua farmácia já esteja atuando nas mídias sociais, o que falaremos a seguir também é para você.
Retomando o que mencionamos anteriormente, o Natal é uma ótima oportunidade para a criação de vínculos positivos.
Aproveite esse período para estreitar os laços afetivos da sua marca com os clientes para aumentar a retenção e fidelização de clientes.
Aqui, clientes estendem-se não só a toda a família, mas amigos, colegas de trabalho e a comunidade em geral na qual sua farmácia está inserida.
Não esqueça também dos stakeholders, ou seja, dos seus fornecedores, colaboradores, sócios e todos os outros profissionais que trabalham em prol do seu negócio.
Tente engajá-los também, sempre que possível!
Pensando em ideias para trabalhar nas redes sociais no Natal, trouxemos 6 ideias simples e para você colocar em prática já. Confira-as:
Por fim, fizemos esse artigo com a esperança que você tenha êxito nas vendas e atinja muito sucesso nessa reta final de 2021.
Esperamos que as dicas que trouxemos possam te ajudar a decorar a farmácia para o Natal e a se diferenciar no mercado e conquistar cada vez mais clientes.
Desejamos boas festas e um Natal muito lucrativo para a sua farmácia!
Quer ajuda para alcançar esses objetivos?
Então entre para o nosso grupo de farmácias que já estão engajando seus clientes nas redes sociais!
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