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Atendente de farmácia: formação, entrevista, salário e atividades mais dicas para fazer um bom trabalho

A opção de trabalhar como atendente de farmácia tem seus desafios, mas também tem bastante procura e possibilidades de crescimento e desenvolvimento profissional.  Segundo os dados mais...

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    Por: Farmácias digitais
  • 05 dez 2023
  • 9 mins de leitura

A opção de trabalhar como atendente de farmácia tem seus desafios, mas também tem bastante procura e possibilidades de crescimento e desenvolvimento profissional. 

Segundo os dados mais recentes do Conselho Federal de Farmácia (CFF), atualmente existem 90 mil farmácias no Brasil, número que aumenta a cada ano.

Para 2023, por exemplo, a expectativa de crescimento do mercado farmacêutico é de 11,5%, conforme pesquisa da IQVIA divulgada pela Febrafar. 

Frente a esses números, espera-se que a procura por atendentes de farmácia também aumente nos próximos meses e anos.

Se você atua na gestão e quer saber como contratar atendentes que venham somar com a sua equipe, leia o nosso artigo sobre o tema!

Mas se você quer trabalhar como atendente, ou se está começando e quer saber como crescer no trabalho, este é o lugar certo para você.

Aqui, apresentamos em detalhes as funções do atendente de farmácia, explicando a diferença entre atendente, técnico de farmácia e responsável técnico.

Mostramos também o que é necessário para ocupar o cargo, desde a formação à entrevista, e trazemos informações atualizadas sobre salários e carga horária. 

Além disso, reunimos 5 dicas para você se tornar um(a) excelente atendente de farmácia!

Então, confira!

O que faz um atendente de farmácia?

Basicamente, o atendente de farmácia é responsável pelo atendimento ao público e por realizar vendas, mas costuma também acumular outras funções, variando conforme o contratante. 

Em geral, eles devem cuidar também da organização das prateleiras e, eventualmente, do estoque ou mesmo do caixa da farmácia.

Em muitos casos, ainda, assumem funções administrativas, e quase sempre devem lidar com sistemas de computadores e atendimentos online.

A carga horária é de 40 a 50 horas semanais, em horário comercial ou em regime de plantão e revezando folgas com os demais funcionários.

Pessoas que atendem nas farmácias são chamadas de balconistas ou auxiliares de farmácia, não tendo as mesmas responsabilidades de técnicos farmacêuticos e responsáveis técnicos.

Veja em mais detalhes as diferenças entre essas funções. 

 

Diferença entre atendente, técnico de farmácia e responsável técnico (RT)

Ainda que os atendentes e farmacêuticos trabalham diretamente com o público, suas atribuições e formação necessária para a ocupação são bem diferentes. 

Tanto a pessoa técnica em farmácia quanto o responsável técnico precisam possuir graduação em Farmácia e ter um registro ativo em seu Conselho Regional de Farmácia (CRF).

A principal diferença entre essas duas funções (técnico e responsável técnico) é que o responsável responde legalmente por todas as atividades da farmácia envolvendo medicamentos.

Confira as atribuições de cada um desses profissionais:

  • Atendente de farmácia: atendimento ao público e venda de produtos correlatos e de medicamentos livres de prescrição médica, além de orientação sobre o uso racional de medicamentos. As atribuições do atendente englobam, ainda, funções organizacionais e técnicas citadas anteriormente. 
  • Técnico farmacêutico: fracionamento e intercambialidade de medicamentos, administração de medicamentos injetáveis e de inaloterapia, prescrição farmacêutica, dispensação de medicamentos controlados e farmacovigilância. Pode assumir também atribuições organizacionais e técnicas-administrativas, assim como os atendentes.
  • Responsável técnico: as mesmas do farmacêutico, além do processamento de compras e controle do estoque, treinamento dos funcionários, atribuição de funções e supervisão de suas atividades, envio de relatórios de vendas de medicamentos controlados e outras responsabilidades legais. Deve também elaborar e implantar o Manual de Boas Práticas de Dispensação, os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).
   

O que é necessário para trabalhar como atendente de farmácia?

Enquanto a formação exigida para os cargos de farmacêutico é de graduação em Farmácia, o atendente de farmácia pode ter apenas o ensino médio completo

Entretanto, existem cursos para a formação de atendentes de farmácia que costumam ser exigidos na hora da contratação. 

Tais cursos são classificados como cursos livres e não técnicos, e sua exigência é uma decisão a ser tomada pela empresa contratante.

Ainda assim, obter um ou mais certificados pode ser uma iniciativa do profissional, o que certamente irá lhe abrir muitas portas.

Atualmente, há muitos cursos para atendente ou balconista de farmácia disponíveis online, mas também é possível capacitar-se em temas específicos ou relacionados, como em cosméticos.

 

Dicas para se sair bem na entrevista

É importante ressaltar que as contratações dependem de vários fatores, mas sobretudo de uma sinergia entre o candidato e a empresa

Esse tipo de alinhamento vai além do “match” entre habilidades e interesses, e nem sempre será garantido apenas por formações técnicas ou desenvoltura na entrevista.

Ainda assim, podemos apontar algumas atitudes que podem contar a seu favor ou, do contrário, fazer com que você acabe perdendo a vaga.

No vídeo a seguir, o professor Kamargo Farmacêutico aponta quais são as principais atitudes positivas e negativas em uma entrevista para atendente de farmácia.

Ele fala da importância da sinceridade, mas também de algumas coisas que o entrevistador espera ouvir ou não ouvir dos candidatos.

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Quanto ganha um atendente de farmácia?

O salário de atendente de farmácia varia conforme o piso de cada estado, mas em média, hoje, está em torno de R$1.552,73.

Este é o valor apontado pela Salario.com.br, e apresenta pequenas diferenças em outras fontes.

Segundo o site vagas.com.br, por exemplo, a média é de R$1.495, enquanto a glassdoor fala em uma média de R$1.556.

Informações sobre o piso em cada estado estão disponíveis neste link, destacando, ainda, que o site Salario.com.br permite também pesquisar por cidades.

Com base nas informações desse site, confira alguns valores de piso e teto salarial para atendente de farmácia em três estados brasileiros:

  • São Paulo: piso salarial de R$1.773,89 / teto de R$2.756,02
  • Rio de Janeiro: piso de R$1.418,33 / teto de R$2.203,61
  • Paraná: piso de R$1.558,79 / teto de R$2.421,83.

A variação entre piso e teto tem relação com o nível do profissional, ou seja, se ele é júnior, pleno ou sênior.

   

5 dicas de como ser um bom atendente

O perfil de um bom atendente de farmácia é de uma pessoa com empatia e disposição para se colocar no lugar do cliente.

Além disso, ela deve ter habilidades comunicativas e uma postura profissional, com capacidade de organização e interesse em se aperfeiçoar. 

Abaixo, você encontra 5 dicas de como ser um bom atendente, mas antes, confira este vídeo com dicas do especialista em vendas para farmácias Fábio Centeno.

Com toda a sua experiência no assunto, ele apresenta 4 atitudes fundamentais para quem quer trabalhar com atendimento em farmácia.

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1. Participe de treinos e capacitações

Procure manter-se atualizado(a) sobre as especificidades da sua função, reunindo mais conhecimento e habilidades para desempenhá-la da melhor maneira possível.

Aprofunde-se também no funcionamento da farmácia em que trabalha, conhecendo detalhes do organograma e das atribuições dos outros funcionários.

E nunca deixe de participar de treinamentos, principalmente capacitações para funções específicas que lhe sejam atribuídas, como operação de sistemas ou organização de estoque.

 

2. Atenção para a ética profissional

Dada a natureza dos produtos vendidos em farmácia e as necessidade dos compradores nesses estabelecimentos, é fundamental o atendente tomar cuidados com sua postura.

É preciso preparar-se para receber pessoas desorientadas e fragilizadas por alguma enfermidade, com histórias íntimas e demandas que podem até mesmo ser constrangedoras.

Um bom atendimento a esse público inclui discrição para não sair comentando com outras pessoas o que você ouve dos seus clientes!

 

3. Conheça alguns termos e conceitos básicos do nicho

Além de diferenciar medicamentos isentos de prescrição e controlados, ou saber o que são produtos correlatos, é importante conhecer o que são “drogas” e “fármacos”.

Também é preciso compreender como funciona a intercambialidade, que citamos anteriormente, além de diferenciar medicamentos de referência, similares e genéricos.

Eventualmente, a compreensão de conceitos como homeopatia e fitoterapia pode ser necessária na farmácia em que você trabalha. 

 

4. Aperfeiçoe suas técnicas de comunicação e vendas

Além da boa educação e ética profissional, serão úteis ao seu desenvolvimento profissional algumas habilidades comunicativas e técnicas de vendas.

É essencial que você entenda do que está falando e saiba expressar-se com clareza, sendo uma boa estratégia, ainda, manter a disposição e o bom humor.

Também é indicado aprofundar-se em técnicas de vendas, mas a simples escolha das palavras usadas no atendimento já funciona, como você confere na imagem abaixo. 

 
Dicas de palavras e expressões para atrair o cliente e destacar-se como atendente de farmácia
 

5. Prepare-se para atuar no meio online

Uma das funções do atendente de farmácia é responder aos contatos em redes sociais, pedidos online ou por telefone, etc. 

E nisso, muitas vezes, pode ser necessário até mesmo fazer posts de anúncios ou qualquer outro que mantenha atualizadas as redes sociais da farmácia. 

Nesse sentido, é bastante proveitoso adquirir alguns conhecimentos básicos e estratégias eficientes de marketing digital.

   

Conclusão: destaque-se ainda mais como atendente de farmácia!

Agora você conhece em detalhes o trabalho do atendente de farmácia e tem recursos diferenciados para conquistar um emprego na função e destacar-se nele.

O trabalho com atendimento ao público exige habilidades com relacionamentos, além de um bom conhecimento técnico dos produtos e serviços que está oferecendo.

Em farmácia, isso inclui um relacionamento online com a clientela, e traz a necessidade de conhecimentos básicos em marketing digital no nicho em que atua.

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