Transformar o seu estabelecimento em uma farmácia delivery é um processo que pode parecer difícil, mas, na verdade, é muito simples. Basta contar com as ferramentas certas!...
Transformar o seu estabelecimento em uma farmácia delivery é um processo que pode parecer difícil, mas, na verdade, é muito simples. Basta contar com as ferramentas certas!
Atualmente, um dos fatores determinantes para algumas vendas – observado pelos clientes antes das compras – é se o estabelecimento comercial dispõe de delivery ou não. Isso porque o pedido de entrega em domicílio já pode ser considerado um hábito comum dos consumidores.
A procura por farmácias delivery é tanta que muitos estabelecimentos têm investido no delivery para aumentar as vendas e atrair mais clientes.
No cenário atual, há uma grande possibilidade de expansão da rede de clientes. Parte disso se deu pela internet, grande aliada das farmácias, que introduziu novos mecanismos nos processos de compra e venda e oferece:
A escolha de investir numa farmácia delivery é determinada pela necessidade e visão dos donos e gestores de farmácias.
Para que eles cheguem até a resposta se devem ou não investir num novo canal de atendimento e entrega, é importante analisar alguns prontos que estão diretamente ligados à sua farmácia ou drogaria.
No entanto, com o crescimento do delivery de farmácia nos últimos anos, pode-se afirmar que essa oferta só tende a promover suas vendas nos canais digitais e, também, no balcão.
Por isso, preparamos 5 dicas que te ajudarão a identificar se é importante ou não oferecer delivery em seu estabelecimento.
Se você tem interesse em oferecer delivery de farmácia, mas ainda está na dúvida, aproveite este artigo, analise seus interesses e aproveite o resultado.
Antes de conferir nossas 5 dicas para ser uma farmácia delivery, lembre que, para isso, é preciso ter um cuidado com o marketing digital. Mas tudo bem, marketing digital não é um monstro de 7 cabeças!
Como somos especialistas nisso, preparamos um eBOOK sobre marketing digital para farmácias e drogarias.
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Agora sim, vamos às nossas dicas!
A tomada de qualquer decisão dentro de um negócio exige seja realizada, previamente, uma boa observação do público-alvo local.
Se você oferece serviços e produtos, depende de alguém para solicitá-los e os comprar, não é? E se não compreende seu próprio cliente, possivelmente não saberá “o quê” nem “como” oferecer-lhes.
Estudar e conhecer o público são ações primordiais para a farmácia – no que diz respeito ao bom andamento do negócio, e também para optar entre oferecer delivery ou não.
Uma forma de facilitar a conclusão deste passo é respondendo perguntas como:
Além das perguntas você pode elaborar um Mapa da Empatia.
O Mapa da Empatia é, basicamente, uma ferramenta que possibilita a melhor compreensão de quem é o seu cliente, o que ele pensa, deseja e quais são as necessidades e medos dele. Assim, você conhece melhor o seu público-alvo e percebe o quanto ainda precisa se aprofundar sobre ele.
Pequenos centros geralmente são associados a públicos reduzidos e baixas demandas – um equívoco que pode bloquear a expansão de sua farmácia.
As cidades menores possuem opções reduzidas de estabelecimentos comerciais, e é aí que sua drogaria pode se destacar.
Ao oferecer um serviço diferenciado dos demais locais que também fornecem medicamentos, seu negócio estará à frente, será reconhecido e promovido por prestar um novo tipo de atendimento, único no local.
Este tipo de exclusividade não só atrairá mais clientes, mas os influenciará a escolherem sua farmácia na hora da compra.
E se as cidades pequenas forem locais com baixa demanda de delivery? Ainda assim devo oferecer este serviço?
O delivery em sua farmácia é, além da ferramenta capaz de aumentar o número de vendas, uma estratégia que promove pontos importantes para a posição da empresa, como:
Para definir se é interessante investir em delivery, é importante conhecer os dados demográficos de uma cidade. Estes dados estão ligados ao sucesso que a farmácia obterá ao oferecer novos canais de atendimento e na forma como os clientes são pré e pós-atendidos.
Se os serviços oferecidos forem de qualidade, credíveis e profissionais com toda certeza irão converter-se em bons resultados.
Uma ação que deve fazer parte da rotina de donos e gestores de farmácias é o estudo de taxas e preços. E, para oferecer o delivery, não é diferente.
É importante pesquisar valores cabíveis às finanças da empresa, mas que também sejam interessantes para os clientes.
Buscar diferentes possibilidades de precificação e elaborar estratégias que tornarão o serviço atraente é decisivo para que o delivery seja uma boa opção, até porque, a taxa de entrega, por si só, é capaz de “espantar” o cliente.
Diante desta difícil missão deixamos como dica a estratégia da isenção de taxa. A ideia é aplicar uma política que anula a taxa de entrega em compras acima de determinados valores – estipulados por você.
Com isso, além de oferecer a entrega gratuita e ganhar pontos, você influenciará o cliente a consumir mais e de uma forma que não o prejudica.
Aqui, vale ressaltar que a isenção de taxas é apenas um entre os inúmeros poderosos gatilhos mentais que podem ser utilizados ou desenvolvidos para que o delivery seja interessante.
Outra estratégia possível é oferecer uma taxa reduzida para bairros próximos e isso é fácil de calcular com a calculadora boi de piranha.
Nesta calculadora, você pode calcular quanto o seu cliente precisa comprar para valer a pena oferecer o delivery gratuito. Baseado nisso, você pode conferir o custo de entrega para bairros próximos e saber qual seria o valor mínimo da compra.
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Você já ouviu falar em benchmarking?
Esse termo consiste em um processo de comparação de produtos e serviços ofertados por outras empresas do mesmo ramo que a sua.
O principal objetivo do benchmarking é melhorar os negócios, mas vale lembrar aqui que além de um importante instrumento de gestão de empresas ele é, também, um forte aliado para vencer a concorrência.
E ATENÇÃO: quando falamos em comparação, nos referimos ao intuito de analisar e aprender, ok? O benchmarking promove o conhecimento de mercado, o estudo de estratégias e a criação de novas ideias partindo do que já foi criado.
Então, recapitulando! Por que fazer benchmarking de mercado para decidir se devo ou não oferecer delivery?
Observar o que outros lojistas do ramo de farmácias estão oferecendo de serviço na cidade é uma forma de monitorar a concorrência e aprender com ela.
Obter crescimento no mercado não implica somente na tomada de ações particulares, mas de informações compartilhadas. Por isso, o benchmarking é uma forma de conhecer, crescer, prevenir erros e poderá te auxiliara decidir se oferta uma farmácia delivery ou não.
Omnicanal (do inglês “omnichannel”) é uma tendência que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa.
Lembra que falamos da importância de oferecer novos meios de atendimento ao cliente? Neste caso, ter opções online e offline disponíveis para o cliente é crucial.
O intuito do omnichannel é fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline. Mas como? Integrando todos os canais da farmácia – loja física, site, mídias sociais – e transformando-os em apenas um. Vamos a um exemplo:
Imagine a seguinte situação:
Um cliente acessa as mídias sociais (Facebook, Instagram etc.) da sua farmácia para verificar se na loja física existe um determinado produto que ele precisa. Nelas, este cliente é direcionado ao site do seu estabelecimento. E, encontrando o produto no site, o cliente vai à loja, e faz o pedido com um dos vendedores no balcão, ou liga para a loja e solicita a entrega em casa.
Omnicanal consiste nisso, na fusão de canais online e offline para que as relações e experiências de compras se estreitem.
Mas, isso é possível? Claro que sim! Inclusive, atualmente, o omnicanal é um requisito capaz de colocar farmácias em posição de destaque no mercado, uma vez que promove os seguintes benefícios:
Agora que sabemos o que é ominicanal, vamos ao mais importante…
O primeiro passo é integrar todos os canais da farmácia – incluindo o delivery – e padronizá-los. E, para essa fusão, é necessário que todos os canais estejam em bom funcionamento.
Os meios e processos logísticos devem estar corretamente alinhados para que não ocorram falhas e os sistemas tecnológicos possam enviar informações à loja física a todo momento.
Em seguida, é necessário padronizar a comunicação com os clientes nesses canais. O consumidor deve ser muito bem tratado em todos os pontos de contatos existentes. Mas lembre-se que diferentes clientes pedem diferentes tratamentos.
Se o cliente não é muito conhecido na sua farmácia, estabeleça uma comunicação cordial padrão, mas se já é chegado o “toque” pode ser mais próximo, afinal, já existe uma relação entre ele, sua marca e seus funcionários.
Por fim, atentar-se à gestão dos canais é indispensável. Como já mencionado, ao integrar opções online e offline o andamento dos processos – financeiro e logístico – devem caminhar em harmonia.
Ser omnicanal é uma oportunidade de estreitar o relacionamento com os clientes. Através de uma proximidade maior, é possível proporcionar melhores experiências de compra, sem restrições de data, horário e local.
Esta tendência implica na necessidade de ter um canal online para atendimento. Oferecer o delivery para que possa aplicar o conceito pode ser uma forma interessante de gerar bons resultados para sua farmácia.
Assista o vídeo a seguir a aprenda mais sobre omnichannel para farmácias
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Agora que já pode decidir entre ofertar delivery ou não, vamos às vantagens que este serviço oferece!
Trabalhar com o meio de pedido online e entrega em domicílio é investir na oportunidade de ser conhecido em diversos pontos da cidade.
O delivery é uma possibilidade para ampliar as vendas e acompanhar o ritmo do consumidor atual, que está totalmente inserido no mundo virtual/tecnológico e busca cada vez mais comodidade ao comprar.
Além disso, adentrar ao meio digital é um importante passo para promover o marketing da farmácia com segurança e aumentar os rendimentos da loja, utilizando canais de atendimento além dos tradicionais – telefone e WhatsApp Business.
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E LEMBRE-SE: o delivery é um canal de venda que, como os demais, deve prezar pela qualidade. Antes de aderir ao serviço faça pesquisas, estude o mercado de possibilidades e tenha em mente a importância de contar com uma ferramenta oficial de Delivery para farmácia, como a MyPharma.
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