Para se destacar em meio à concorrência e ter mais chances de sobrevivência no mercado atual, é imprescindível saber como montar um pet shop online. O e-commerce...
Para se destacar em meio à concorrência e ter mais chances de sobrevivência no mercado atual, é imprescindível saber como montar um pet shop online.
O e-commerce começou como uma tendência e vem cada vez mais se firmando como realidade e preferência de consumo de grande parte da população.
As medidas de isolamento social pela pandemia da Covid-19 intensificaram ainda mais esses novos hábitos de consumo, gerando um crescimento expressivo do e-commerce nos últimos anos.
Conforme um levantamento da SmartHint, o faturamento do e-commerce nos cinco primeiros meses de 2022 foi 785% maior que no mesmo período antes da pandemia.
Mesmo com a reabertura das lojas físicas, o faturamento total do e-commerce em 2021 foi de R$ 150,8 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Diante desses números, fica bem difícil encontrar argumentos para não incluir a modalidade online quando se trabalha com vendas.
Por isso, saiba do que precisa para ter uma loja online e abra a sua ou amplie a área de atuação de sua loja física!
new RDStationForms(‘plano-de-marketing-para-pet-shop-14836c7b785cf622cea0’, ‘UA-120892194-1’).createForm();Há muitas dicas de como montar um pet shop online que também podem trazer benefícios se aplicadas à loja física.
Seja no mundo virtual ou não, para que seu negócio se destaque, você precisa que sua loja tenha uma identidade forte e bem definida.
Nesse sentido, há várias questões a se considerar, como o segmento em que você trabalha e características do seu público-alvo.
Em relação aos segmentos, é mais comum uma combinação entre o Pet Food (alimentos para pets em geral) e o Pet Care (acessórios e utensílios).
Porém, existem também os segmentos Pet Serv (hotéis, adestramento, etc.) e o Pet Vet, com serviços e produtos médicos veterinários, inclusive farmácias pet de manipulação.
Uma vez definido o segmento ou segmentos com que você vai trabalhar, é igualmente fundamental conhecer o seu público-alvo.
Isso inclui questões de idade e classe social, entre outras características gerais do seu público que você precisa conhecer ou definir previamente.
Tais características darão um direcionamento mais claro para o seu petshop se colocar no mercado ou, por exemplo, quando for definir a sua identidade visual.
Tudo isso facilitará para que você atraia mais clientes e possa mantê-los!
E repare que estamos falando, aqui, de um modo geral, não apenas para vender produtos de pet shop pela internet!
Então, vejamos agora o que não pode faltar na construção de um e-commerce de pet shop, propriamente falando, começando pelo seu planejamento.
Além de garantir que seu estabelecimento esteja em dia com a documentação necessária para o funcionamento, há outros dois pontos fundamentais na hora do planejamento.
Tratam-se da pesquisa de mercado e do planejamento financeiro.
A seguir, veremos com detalhes cada um desses aspectos.
Na pesquisa de mercado, você precisa, antes de tudo, identificar seus maiores concorrentes e reunir o máximo de informações possível a respeito deles.
Entre as características deles que você deve observar, estão, principalmente:
A partir daí, você poderá comparar e analisar os pontos fortes e fracos do seu petshop e os dos seus concorrentes.
E desse modo, identificará vários aspectos em que o seu empreendimento pode melhorar.
Mas lembre-se de observar também há quanto tempo seus concorrentes atuam, antes de exigir de si mesmo padrões que só poderá alcançar com a experiência.
Aqui, você deve considerar todos os custos envolvidos para abrir o seu ecommerce, como:
Outro ponto importante no planejamento financeiro é manter sempre um capital de reserva, pois assim, caso não faça vendas, sua loja virtual poderá continuar ativa.
Além disso, lembre-se de que a divulgação é essencial em uma loja virtual.
Diferente de uma loja física, que as pessoas passam na frente, uma loja virtual sem divulgação é uma loja sem visitantes e, consequentemente, sem vendas.
E ainda, programe-se no sentido de não contar com grandes vendas nos primeiros 3 meses de atendimento virtual.
Um caso interessante para ilustrar essa questão é o da Netshoes, que no primeiro mês teve apenas 1 venda e, no segundo, 2 vendas.
Isso levou o CEO a acreditar que o e-commerce era fantástico, pois teve crescimento de 100% (uma venda no primeiro mês e duas no segundo).
Portanto, não desista!
Se parecer que as coisas não estão muito bem logo que você montar um pet shop virtual, apenas mantenha o foco e intensifique seus trabalhos!
A partir de sua análise do público-alvo e da concorrência, você saberá identificar os tipos de produtos e as marcas com maior potencial de vendas.
Trabalhar com produtos de qualidade e que estão entre os favoritos do público dará maior visibilidade e preferência à sua loja.
Outra estratégia que você pode adotar é investir na diversidade de mercadorias, incluindo, por exemplo, itens de várias categorias para cães, outras para gatos etc.
É possível também mesclar os segmentos, abrangendo desde rações a medicamentos veterinários.
Essa alternativa é particularmente interessante em meios digitais, sendo uma excelente maneira de ampliar o alcance do seu negócio.
Há também a opção de se trabalhar com produtos personalizados, como roupinhas e brinquedos exclusivos.
Além disso, é importante ressaltar, ainda, que no e-commerce, a informação é fundamental.
Então, procure fornecer uma descrição detalhada dos produtos e, se possível, inclua instruções ou sugestões de uso.
Fotos variadas com qualidade também ajudam, e se tiver bons vídeos, não hesite em incluí-los!
O ideal é elaborar tudo muito bem e, acima de tudo, promover boas experiências de compra aos clientes, além da qualidade dos produtos.
E vale ressaltar também a importância de uma boa pesquisa e seleção de fornecedores, visando a garantir essa qualidade dos produtos e facilidades para você.
O trabalho de marketing será uma constante em toda a sua atuação no comércio e tem um papel muito importante no início da jornada.
O primeiro passo que você precisa dar nessa caminhada é construir uma marca bem definida e que ajude o público a se lembrar do seu negócio.
Então, mesmo que a sua loja física já tenha algo construído nesse sentido, dê uma boa atenção à identidade visual de sua loja online.
Isso inclui elementos como logotipo e layout do site, mas também significa ter um cuidado especial com as fotografias dos produtos que serão vendidos.
Uma boa apresentação visual, seja no site ou em redes sociais, fará toda a diferença para que o público se lembre de sua loja na hora de comprar.
Quanto a isso, inclusive, é importante procurar um nome adequado e fácil de gravar.
E seja qual for a plataforma ou o marketplace que você escolha para as vendas, não limite sua presença digital a esses espaços.
Marcar presença em redes sociais como o Instagram e o Facebook é fundamental para desenvolver um relacionamento com o público.
As redes ainda podem ajudá-lo(a) e conhecer melhor os interesses dos seus clientes ou ser usadas para pesquisas de satisfação.
Se você concluiu com sucesso as etapas anteriores, está prestes a colocar o seu negócio no ar!
No entanto, chegamos aqui a um momento crucial: a escolha da plataforma (ou plataformas) para anúncio e vendas na internet.
Muitas empresas começam a vender diretamente nas redes sociais ou em seus respectivos marketplaces.
Outras, ainda, apostam em grandes sites e marketplaces como a Shoptime ou a Americanas.
Embora as redes possam ser grandes aliadas do marketing de pet shop, não são a melhor alternativa para as vendas propriamente ditas.
Por sua vez, os marketplaces delas ou de outras empresas podem ofuscar a sua marca em meio à concorrência.
Especialmente no processo de fidelização de clientes, ou depois de tê-los fidelizado, é pouco interessante expor sua marca em meio a tantas outras opções.
Além disso, os marketplaces costumam cobrar taxas sobre a venda de cada produto que variam entre 10% a 20%.
Assim, a cada R$ 1 mil em vendas, você paga ao site R$ 100, no mínimo, podendo chegar a um valor final muito alto.
Isso tudo faz com que os marketplaces não configurem a melhor opção de como montar um pet shop online.
Para obter consistência e permanência no mercado, e até mesmo pelas questões administrativas de uma loja virtual, possuir um site próprio de e-commerce é indispensável.
As plataformas de e-commerce próprio são muito mais interessantes para a atuação no mercado digital.
Elas oferecem mais autonomia na relação com os clientes e possibilidades de integração com outros canais, o que pode acabar fazendo toda a diferença.
Um site de vendas integrado ao seu perfil nas principais redes sociais, incluindo WhatsApp, otimiza diversos processos e melhora a experiência de compras do cliente.
Além disso, ele tem impacto bem mais significativo no SEO local para o Google, proporcionando maior visibilidade à sua marca.
Mantenha em mente que 92% das pesquisas por pet shops são feitas no Google e você terá uma boa ideia da importância de melhorar seu ranqueamento nesse site.
Eventualmente, algumas plataformas oferecem também um serviço de design ou fortalecimento de sua identidade visual.
As funcionalidades podem ser as mais variadas, incluindo o cadastramento de todos os seus produtos, subindo fotos, vídeos e descrições item a item!
Em alguns casos, a plataforma oferece também um aplicativo próprio vinculado ao site, além de treinamento e suporte especializado.
Em geral, ao contrário dos marketplaces, essas plataformas cobram um valor fixo de mensalidade e nenhuma taxa sobre suas vendas.
E a menos que você tenha um volume extremamente baixo de vendas na internet, esse valor final acaba sendo bem menor que o de marketplaces.
Como vimos, a melhor solução de como montar um pet shop online é através de plataformas em que você possa montar o seu próprio site.
Há diversas opções no mercado, com diferentes funcionalidades e benefícios, mas a melhor alternativa para o segmento pet, atualmente, é a MyPharma | Pet Shops.
A MyPharma já era referência no mercado farmacêutico quando ampliou sua área de atuação e criou também uma plataforma para pet shops.
Essa plataforma permite que seu estabelecimento tenha um site e aplicativo próprios e customizados para receber pedidos e reservas de serviços online.
Além de oferecer todas as funcionalidades citadas no tópico anterior, a plataforma da MyPharma representa uma redução de custos por automatizar uma série de processos.
Assim, você não terá que dedicar mais tempo ao atendimento no WhatsApp a clientes que só estão buscando informações, sem converter em compras.
Sendo facilmente customizável com suas cores e logomarca, seu e-commerce proporcionará uma experiência de compra diferenciada, aumentando o número de clientes fidelizados.
E se ainda assim você tiver dificuldades, poderá contar com um suporte em tempo real!
Com um time fantástico de especialistas, você poderá contar sempre com as melhores dicas de estratégias para marketing digital.
Então, clique no botão abaixo e conheça agora mesmo a MyPharma | Pet Shops