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110 nomes de farmácia: como criar uma identidade de sucesso e atrair mais clientes

Escolher nomes de farmácia pode ser uma tarefa bastante difícil e desafiadora. Isso se deve ao fato de que um dos aspectos mais importantes para o sucesso...

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    Por: Farmácias digitais
  • 05 dez 2023
  • 13 mins de leitura
nomes de farmácia capa

Escolher nomes de farmácia pode ser uma tarefa bastante difícil e desafiadora.

Isso se deve ao fato de que um dos aspectos mais importantes para o sucesso de um negócio é, inevitavelmente, o seu nome.

Além de ser o grande responsável por conectar o público à sua empresa, um bom nome torna sua marca muito mais forte. Afinal, ela será lembrada a partir do seu nome.

Muitos proprietários de farmácia sabem dessa relevância, mas sentem dificuldades ao escolherem o nome certo para os seus empreendimentos.

E isso acontece em um momento em que já há preocupações suficientes, que é o início do processo de abertura de uma farmácia!

Por isso, apresentamos algumas sugestões de nomes e dicas de como criar por si só, sem correr o risco de fazer uma má escolha.

Continue a leitura para conferir a lista completa.

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Como criar nomes de farmácia?

Há muitos recursos para escolher bons nomes para farmácia, mas é importante que você conheça os critérios para tornar um nome realmente bom.

Então, mesmo que você escolha entre os nomes sugeridos abaixo, ou qualquer outro, recomendamos que continue lendo este artigo para confirmar esses critérios de adequação.

Independentemente dos processos de escolha utilizados, ainda, é indispensável fazer também uma pesquisa para saber se o nome já está sendo usado.

Afinal, para legalizar um nome de farmácia, é necessário que ele não pertença a outra empresa!

Verifique se as suas ideias já possuem registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), órgão responsável por regular o registro de marcas e patentes.

Inclusive, é bom acessar também o registro.br e averiguar se o nome escolhido por você possui um domínio na internet.

Isso se deve ao fato de que, em um mundo digital como o nosso, ter um endereço eletrônico é essencial para o sucesso de qualquer negócio!

Outra questão fundamental aqui é entender a diferença entre razão social e nome fantasia.

Para isso, veja a seguir o que significa cada um deles.

 

Razão social: o que é?

A razão social é o nome oficial da sua farmácia, aquele que aparecerá nos registros e sobre o qual incidirão todas as questões legais associadas à empresa.

Enquanto o nome fantasia é opcional, a razão social é obrigatória. Assim, a razão social será usada na ausência de um nome fantasia.

Uma vez que aparece em todos os documentos da empresa, sua alteração é um pouco mais complicada e exige alteração de todos os registros e documentos, também.

 

O que é nome fantasia?

O nome fantasia é como o público conhecerá a sua marca. Serve para promover a empresa e é o nome usado em materiais de divulgação ou na fachada do estabelecimento.

A escolha de um nome fantasia é opcional e, desta forma, eventuais alterações posteriores podem ser feitas sem maiores complicações.

A seguir, você confere 110 exemplos de nome fantasia que valem como sugestões de nomes para sua drogaria ou farmácia independente.

 

110 ideias de nomes para farmácias e drogarias

1. Abraça Farma

2. Abranda Farma

3. AdociFarma

4. Ainda bem Farmácia

5. Ajuda Drugstore

6. Alívio Drogaria

7. Amém Farmácia

8. Amparo Drogaria

9. Apenas Farma

10. Assim Farmácia 

 

11. Basta Drogaria

12. BemD+ Farmácia

13. Boa Farmácia

14. Brava Drogaria

15. Brilha Farma

16. Cada Cura Farmácia

17. Calma Drogaria

18. Certeza Farma

19. Cidade Farma

20. Contigo Drogaria

 

21. Droga Amena

22. Droga Cura

23. Droga Fique

24. Droga Flor

25. Droga Nave

26. Droga Simples

27. Droga Via

28. Drogaria Acalma

29. Drogaria Atenção

30. Drogaria Benta

 

31. Drogaria Dia

32. Drogaria do Bem

33. Drogaria Doma

34. Drogaria Enlace

35. Drogaria Florimed

36. Drogaria Matter

37. Drogaria Sagaz

38. Drogaria Salva

39. Drogaria Senhas

40. Drogaria Sorriso

 

41. Dona Drugstore

42. Estimafarma

43. Farma Casa

44. Farma Em Conta

45. Farma Lenda

46. Farma Leoa

47. Farma Rara

48. Farma Sábia

49. Farma Seja

50. Farma Sorria

 

51. Farma Veloz

52. Farmácia Alegre

53. Farmácia Baratinha

54. Farmácia Bom Cuidado

55. Farmácia da Saúde

56. Farmácia de Casa

57. Farmácia Descanso

58. Farmácia Facilidade

59. Farmácia Inteira

60. Farmácia Próxima

 

61. Farmácia Única

62. Farmatópica

63. Felicifarma

64. Funciona Farma

65. Garante Farma

66. Gosto Farma

67. Gratifarma

68. Holofarma

69. ImediaFarma

70. Ímpar Drogaria

 

71. Isso Sim Farmácia

72. Já Está Farmácia

73. Liberta Drugstore

74. Lidera Farma

75. Lúcida Drogaria

76. Lume Farma

77. Mais Cura Drogaria

78. Mais Sã Drogaria 

79. MedicaSol Farmácia

80. Mega Bem Farmácia

 

81. Melhora Farma

82. Mimo Farma

83. Não Falta Farma

84. Nítida Farma

85. Opa Drogaria

86. Organiza Farma

87. Pandofarma

88. Perene Drogaria

89. Perfeita Drogaria 

90. Pharma Antiqua

 

91. Porta-Cura Drogaria

92. Quanta Saúde Drogaria

93. Que Haja Farma

94. Querida Farmácia

95. Rei da Cura Farmácia 

96. Remedia Farmácia

97. Resolve Farma

98. Saudável Drogaria

99. Saúde Já Farmácia

100. Só Melhora Farmácia

 

101. Tá Em Farma

102. Tem Remédio Drogaria

103. Tia Farmácia

104. Toda Saúde Drogaria

105. Tudo Passa Drogaria 

106. Tranquilíssima Farmácia

107. Trata Farma

108. Vem Cá Farma

109. Viva Drugstore

110. Vívida Farmácia

   

10 passos para criar seu próprio nome de farmácia

Encontrar um nome único e autêntico para representar o seu negócio exige cuidados, mesmo que você acabe escolhendo em uma lista de nomes para farmácia.

Assim, é importante observar as dicas a seguir, ainda que você não esteja propriamente inventando um nome novo.

Mas se for esse o seu caso, as dicas servem como um check-list de pontos a serem observados para garantir a melhor escolha.

Uma coisa é certa: é pouco provável que o nome definitivo de sua farmácia saia logo de primeira.

Nesse sentido, vale também usar as dicas para fazer uma lista de opções, entre as quais você pode escolher mais tarde e com mais cuidado.

Então, confira os 10 passos essenciais para encontrar o nome perfeito para a sua farmácia.

 

1. Busque palavras que tenham ligação com o seu negócio

Comece com uma lista de associações simples, mencionando palavras ligadas ao seu negócio, como “remédio”, “solução” etc.

Parece um pouco óbvio, mas é muito comum empresas pensarem em nomes que não têm qualquer relação com o seu ramo.

Assim, você pode achar que um nome como “Casa dos Medicamentos” é totalmente autoexplicativo, uma vez que vende medicamentos.

Mas as pessoas não saberiam disso se a farmácia se chamasse “Casa do João”!

Então, pergunte-se: qual é o ponto forte de sua farmácia? O que define seu modelo de negócio em uma só palavra?

Busque referências e anote tudo!

 

2. Invista em nomes de farmácia fáceis

É bem importante que as palavras usadas no nome para farmácia tenham um significado acessível e sejam fáceis de pronunciar.

“Esfigmomanômetro” (aparelho usado para medir pressão) pode ter tudo a ver com seu negócio. Contudo, além de ter difícil pronúncia, pouca gente sabe o que é.

O ideal é usar palavras do dia a dia, ou algo de sonoridade mais simples e que possa “colar” na cabeça de quem ouve e pronuncia.

Essas escolhas aproximarão mais o público da sua marca. Para facilitar ainda mais o surgimento desse cenário, é indispensável que você tenha um bom conhecimento do seu público-alvo!

 

3. Cuidado com os nomes de farmácia longos

MyPharma, Ultrafarma, Cimed, Bayer, EMS… diferentes empresas e uma coisa em comum: um nome curto e simples, além da pronúncia fácil.

O cérebro humano armazena até 1.000 terabytes de dados, mas para informações de curto prazo, como nomes de pessoas ou empresas, sua eficácia é bem menor.

Então, o melhor é não complicar e não se estender demais!

Nomes compostos por palavras únicas, simples, fáceis de soletrar, escrever e digitar são a melhor aposta.

Ao optar por nomes de farmácia curtos, você facilita a memorização e a identificação por parte dos seus consumidores

 

4. Pense em nomes para farmácia começando com as primeiras letras do alfabeto

A ideia é priorizar nomes que comecem com letras do início do alfabeto, não passando das letras “C” ou “D”.

De qualquer forma, as letras “D” e “F” já acumulam muitos nomes de farmácia, pois são as que iniciam as palavras “Drogaria” e “Farmácia”.

Claro, priorizar as primeiras letras do alfabeto não é uma regra, apenas uma estratégia de marketing que pode ajudar na visibilidade de sua empresa.

Imagine um catálogo de farmácias organizado por ordem alfabética.

Se o seu concorrente tiver um nome iniciado com a letra “A”, será encontrado mais rapidamente pelo cliente!

Além disso, nomes que iniciam com as letras “X”, “Y” e “Z” podem apresentar grafia e pronúncia mais complexas e, como vimos, devem ser evitados.

 

5. Busque nomes que vendam a identidade da sua farmácia

O melhor nome para sua farmácia será aquele que trabalha o conceito do seu negócio.

Para isso, ele precisa estar intimamente ligado à história que você quer contar às pessoas.

Nesse sentido, um case interessante é o da “Casulo”, empresa do ramo de desenvolvimento pessoal.

O nome faz menção às fases de transformação da lagarta em borboleta. O casulo é o período em que o animal passa pela metamorfose e torna-se mais majestoso.

Ao optar por esse nome, além de contar uma cativante história, a empresa emprega o conceito do serviço que oferece: mudar pessoas, torná-las mais desenvolvidas, maiores e melhores.

No segmento farmacêutico, temos o exemplo da Farma Container.

Essa franquia de farmácias trabalha com unidades no formato de container e tem como principal objetivo aliar mobilidade, praticidade e baixo investimento.

Então, é sempre bom se perguntar: qual história você quer contar? Qual é a origem da sua farmácia?

Novamente, busque referências e anote tudo!

 

6. Seja criativo nos nomes para farmácia

Em um mercado cada vez mais competitivo e com consumidores mais exigentes, a única opção é se diferenciar.

Sendo assim, é importante criar um nome para a sua farmácia que seja o mais inovador possível.

Um nome criativo coloca o seu negócio em uma posição de destaque no mercado, estabelecendo uma identidade corporativa única e exclusiva.

Portanto, pense nas mais diversas alternativas.

Por exemplo: experimente siglas, pesquise palavras em diferentes idiomas, busque nomes que marcaram a história do Brasil e do mundo.

Não há limites para tudo o que você pode explorar. Seja criativo e deixe a imaginação fluir!

 

7. Cuidado com as tendências

Pensar em um nome para sua farmácia baseado em uma tendência é extremamente perigoso.

Isso porque as tendências só são interessantes enquanto duram!

Se o nome se basear em tendências, você estará em uma situação bem complicada quando elas passarem.

Portanto, pense em nomes para farmácia que façam sentido e agreguem boas relações não só a curto prazo, mas a médio e longo prazo também.

 

8. Combine nomes com slogan de farmácias

O slogan é aquela famosa frase de efeito que agrega o nome de empresas.

Na maior parte das vezes, o slogan é o grande responsável pela fixação do nome na cabeça dos consumidores

Por isso, partir dessa frase para a criação do nome da sua farmácia pode ser um bom caminho.

No sentido inverso, não deixe de conferir se um nome escolhido trará boas possibilidades de construção de slogan.

Os melhores slogans são curtos, memoráveis, atraem emoções e resumem o que o negócio pode oferecer.

Confira algumas dicas de slogan para farmácias que preparamos para você!

  • “Qualidade tem nome”
  • “Compromisso com a sua saúde”
  • “Cuida de você”
  • “A sua farmácia”
  • “Mais saúde para você”

Para outras ideias de slogans e frases para propaganda de farmácia, confira o nosso artigo sobre o tema!

 

9. Associe nomes a elementos visuais

Escolher nomes de farmácia vai além de letras e linguagem: é preciso considerar a parte gráfica do negócio e tudo o que envolve sua identidade visual!

Pode-se dizer até que um bom nome não existe sem uma boa logomarca de farmácia!

Muitas vezes, a logo é mais visualizada do que o próprio nome da empresa, e os consumidores são capazes de identificá-la apenas por essa representação.

Por isso, acrescente a seguinte pergunta ao seu processo de criação de um nome:

Quais elementos visuais vêm à mente quando você pensa na sua farmácia?

Para responder a isso, não pense apenas em objetos (cruz, elementos da natureza, comprimidos etc.), mas também em cores (vermelho, verde, azul etc.)

Todos os detalhes podem somar na hora de escolher nomes para farmácia.

Então, busque por referências e liste os elementos gráficos que combinam mais com a sua farmácia.

 

10. Faça um brainstorming

O brainstorming, ou “tempestade de ideias“, é uma atividade desenvolvida em grupo para explorar a potencialidade criativa de uma equipe.

Dinâmica e de execução simples, ela certamente promove mais facilidade na hora de colocar as ideias na mesa.

Para isso, proponha uma reunião e incentive todos os participantes a falarem as palavras que vêm à sua mente.

É importante que todos estejam bem à vontade e sem se preocuparem com ordem ou significados, propondo até mesmo os nomes mais absurdos à primeira vista.

Sem dúvidas, a atividade pode render excelentes opções de nomes criativos para farmácias.

E, nesse sentido, a internet também oferece ferramentas que podem ajudar bastante, que são geradores automáticos de nomes para empresas.

Sites como o Business Name Generator e o Shopify oferecem listas de alternativas com base no tipo de negócios que você está montando, e podem ser boas fontes de consulta.

   

Conclusão: dos bons nomes de farmácia à conquista do seu público!

Até aqui, você já pode ter reunido inúmeras alternativas de nomes de farmácia com um grande potencial para o sucesso!

Assim, pode começar a pensar nos passos seguintes como o registro no INPI e em como explorar o poder do nome escolhido aliando-o às melhores estratégias de marketing.

Nesse sentido, também já apresentamos aqui um caminho através da criação de slogans e de frases para propaganda de farmácia.

Mas não pare por aí! Destrave seu potencial de atrair clientes conhecendo estratégias, canais e formas de aplicação de marketing para farmácias.

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