Os modelos de farmácia possuem uma enorme influência sobre os atos dos consumidores e as vendas da loja. Geralmente, o público que frequenta este local não costuma...
Os modelos de farmácia possuem uma enorme influência sobre os atos dos consumidores e as vendas da loja.
Geralmente, o público que frequenta este local não costuma estar muito feliz e busca um medicamento ou produto que o faça se sentir melhor.
Portanto, trabalhar o layout da farmácia (mesmo que seja pequena) para que o cliente se sinta confortável, acolhido e atraído é uma tarefa que deve ser cumprida pelos gestores.
Com base nisso, neste artigo apresentamos os modelos de farmácia existentes e mostramos qual caminho você deve percorrer para ter um estabelecimento de sucesso, organizado e atraente, desenvolvendo um super layout interno e externo para sua loja.
E se você quiser baixar um projeto de farmácia pronto, basta preencher o formulário abaixo:
new RDStationForms(‘planta-baixa-drogaria-anvisa-5474e4254f7a317b1551’, ‘UA-120892194-1’).createForm();Vamos lá?
O layout da farmácia é essencial para montar um bom ponto de vendas e sua aplicação começa na comunicação externa da loja.
O primeiro símbolo mais marcante de um estabelecimento é uma fachada moderna, pois, nesse espaço ocorre o contato inicial do cliente com o estabelecimento (comunicação capaz de definir a maneira como os consumidores veem a loja e são impactados).
Indiferente aos modelos de farmácia, as fachadas dos PDVs devem ser bem desenvolvidas (apresentaremos abaixo como fazer isso).
Aliada a um layout atraente e estrategicamente organizado, o aumento do fluxo de clientes e, consequentemente, das vendas será mais que certo!
Pode parecer que não, mas um bom layout influencia diretamente na gestão de farmácia. Isso, pois ferramentas (que mencionamos logo abaixo) não só aprimoram atividades de administração, mas facilitam o dia a dia de gestores e farmacêuticos, principalmente quando os assuntos são disposição dos elementos e estoque de produtos.
Confira abaixo como construir um bom layout para farmácia, para facilitar a sua gestão de farmácia.
Lembra da farmácia de sucesso que mencionamos aqui? Pois é! Ela inclui estrutura, mobília, disposição das categorias de produtos, medicamentos e muito mais!
Em outras palavras, queremos dizer que um bom layout de farmácia é crucial para o sucesso do estabelecimento e, claro, aplicado de maneira estratégica pode induzir o consumidor a percorrer a loja toda e comprar mais!
Mencionamos abaixo pontos que possuem ligação direta com o layout da farmácia. Defini-los e estruturá-los é essencial para potencializar os modelos de farmácia:
E atenção! Os itens citados também possuem relação com a Estrutura Física de uma Drogaria. Lembre-se, acima de tudo, cada detalhe é indispensável para o seu negócio!
Como colocar o nome de uma farmácia?
Criar nomes para farmácia normalmente partem de duas situações possíveis: ou você está abrindo uma farmácia, ou pretende mudar de nome.
Algumas dicas para criar o nome da sua farmácia (ou mudá-lo):
Quanto ao layout, começa com a comunicação externa da loja.
A fachada e os adesivos da vitrine demonstram a identidade da marca e as principais estratégias da farmácia ou drogaria — ou seja, todo o cuidado nesse ponto é indispensável! Destinar atenção especial a padronização da marca é fundamental.
A identidade do estabelecimento, quando a loja é independente ou faz parte de uma rede ou associação, é muito importante para o reconhecimento da marca pelo consumidor.
Para o publicitário e artista digital, Renan Cavalheiro, contar com uma excelente identidade visual para a farmácia reflete no sucesso da marca:
“Hoje em dia, mesmo no bairro, fachadas de farmácias e drogarias e marca de uma farmácia não podem estar desleixadas. O cliente tem opções e ignora cada vez mais negócios que descuidam do aspecto visual”, explica.
Para montar a identificação visual de sua farmácia, conte com publicidade, design gráfico, marketing e parceiros de confiança. Além disso estabeleça prazos para a montagem da loja.
Dica importante:
A comunicação externa deve estar aliada com a estratégia do estabelecimento. Logotipo, nome, cores, adesivos, entre outros, devem respeitar a visão, os valores, qualidades e o mais importante: os modelos de farmácia.
Internamente, o layout deve ser pensado para melhorar a experiência de compra do consumidor.
A disposição dos medicamentos e demais produtos, iluminação, organização dos móveis e a sinalização de cada item são capazes de influenciar na decisão de compra do cliente — muitas vezes, até mais que o preço!
Preparamos dicas que te ajudarão a escolher ou melhorar o mobiliário de sua farmácia/drogaria. Confira!
Muitos empresários acreditam que qualquer tipo de gôndola ou prateleira já é suficiente para expor os itens da farmácia. Errado!
Investir em mobiliário específico para farmácia promove o bom aproveitamento do espaço físico da loja. Além disso, permite posicionar os produtos da melhor maneira, facilitando a identificação das categorias.
O mobiliário deve ser visualmente agradável, atraente, prático (acima de tudo, tornando melhores as experiências de compra) e para tudo isso é necessário se enquadrar no espaço do ponto de vendas.
Com um projeto estrutural, é possível identificar as medidas corretas, repartições estratégicas e desenvolver móveis versáteis, que facilitam possíveis mudanças físicas no estabelecimento.
O material do mobiliário da farmácia ou drogaria envolve o custo da estrutura interna da loja. Portanto, estude possibilidades!
Posteriormente, através de orçamentos cabíveis ao seu valor de investimento, opte por modelos que deixem o PDV com visual moderno e profissional.
A disposição dos itens da farmácia faz muita diferença no resultado das vendas. Posicionar os itens corretamente é essencial para vender mais. Portanto:
Além disso, aproveite as pontas de gôndola e os cestos para dar destaque a produtos estratégicos!
Você também pode se interessar por: ► Como organizar uma farmácia do PDV ao financeiro.
A experiência do público merece atenção especial em todo e qualquer negócio comercial. Então, na farmácia, os móveis devem permitir que o cliente consiga circular facilmente pela loja. Além disso, o consumidor precisa encontrar com facilidade os produtos que busca na drogaria.
É interessante desenvolver uma lógica de distribuição das seções que faça o cliente andar por toda a loja ou, pelo menos, pela maior parte dela — com enfoque nas prateleiras principais e promocionais.
Você sabia que o layout e os modelos de farmácia também estão ligados ao faturamento da empresa?
Pois é!
O fluxo e a circulação dos clientes dentro das farmácias podem ser previamente definidos e provocados através de um layout bem desenvolvido.
Pensando na circulação “inteligente” dos clientes dentro do PDV farmacêutico, preparamos um modelo de layout para você.
Para acessar nosso modelo inteligente de circulação de clientes, clique no botão abaixo:
Como já comentamos aqui, o layout de uma farmácia pode ser desenvolvido, modificado e aperfeiçoado para facilitar e impulsionar as vendas.
Em outras palavras, para esclarecer, os objetivos maiores são: otimizar a distribuição do mobiliário e dos produtos dentro da farmácia ou drogaria, aumentar o conforto dos clientes no momento das compras e vender mais.
Para facilitar o entendimento do assunto, apresentamos a seguir, em resumo, dois tipos opostos de layout: Ideal x Inadequado.
Quais os tipos de farmácia existentes? Confira abaixo.
O modelo Convencional é voltado para um mix variado de produtos. Na farmácia que pratica esse modelo, é possível encontrar medicamentos de referência; similares, genéricos, produtos de higiene, perfumarias e correlatos.
O atendimento neste tipo de farmácia costuma ser mais personalizado para cada cliente, procurando sempre fidelizá-lo com prestação de pequenos serviços farmacêuticos que vão de aferição de pressão, massa corporal, aplicação de injetáveis, curativos e entrega a domicílio, até a abertura de crediário próprio.
Nesse modelo a farmácia pode atuar na manipulação de fórmulas e insumos.
O Modelo Popular tem sido muito empregado nas grandes redes de varejo, pois possui baixo custo de montagem, manutenção e complexidade de gestão. Ele costuma dificultar os trabalhos das lojas farmacêuticas de bairro (que tem menor poder de negociação).
A principal estratégia desse modelo é a forte precificação. A farmácia que atua no modelo popular, foca totalmente no giro rápido dos medicamentos de baixo custo (genéricos e similares), portanto, por vezes deixa de oferecer variedade em correlatos e perfumaria.
Esse tipo de farmácia não costuma realizar entregas a domicílio, nem oferecer pequenos serviços farmacêuticos ou manipulação.
O modelo Misto, certamente, é o mais adotado pelas farmácias brasileiras.
Nesse tipo de negócio é oferecido ao consumidor um mix de produtos com medicamentos genéricos e similares mais populares, mas também certa variedade em produtos de higiene pessoal, perfumaria e correlatos.
Em farmácias ou drogarias que seguem o modelo misto, é possível encontrar medicamentos de referência, porém com um menor valor agregado.
No modelo Misto, são oferecidos pequenos serviços farmacêuticos e também entregas a domicílio. Pode haver ou não manipulação.
A Drugstore é modelo que está sendo muito bem aceito pelos norte-americanos e tem ganhado espaço no mercado brasileiro.
Nesse modelo é possível encontrar praticamente de tudo na farmácia: bebidas; enlatados; alimentos em geral; utilidades domésticas; produtos de limpeza; entre outros.
Vale lembrar que há uma série de regras específicas para esses locais. Por exemplo: os ambientes onde são vendidos os medicamentos não devem ser os mesmos dos demais produtos.
O modelo Drugstore conquista muitos consumidores, pois supre a necessidade de praticidade e comodismo, principalmente nas grandes cidades. Para muitas pessoas é bastante vantajoso poder comprar seu medicamento de uso contínuo e ao mesmo tempo abastecer a dispensa de casa, sem que para isso tenha que ir em outro estabelecimento.
Mas, no entanto, há quem rejeite esse tipo de modelo. A justificativa da reprovação é que farmácias deveriam ser destinadas apenas à área da saúde. Ou seja, priorizando as necessidades do paciente e não promovendo o consumismo.
Atualmente, os modelos de farmácia Online tem se destacado devido ao alto número de usuários na internet e a forte incidência do público neste meio.
Mais práticos, com custos reduzidos e promovendo conforto aos clientes, estes modelos de farmácia estão se consolidando em todo o mercado farmacêutico.
Para que você compreenda melhor, disponibilizamos abaixo cases de sucesso de farmácias que se enquadram no modelo online.
Os empreendedores que optam por esse modelo podem partir do meio físico para o online ou até mesmo atuar somente nas plataformas virtuais.
Indiferente da escolha, é muito importante buscar uma plataforma de conceito, qualidade e que promova a boa gestão da farmácia ou drogaria para atuar no meio online, como a MyPharma, uma Plataforma de Delivery Online para Farmácias e Drogarias.
Além de sermos especialistas quando o assunto é: farmácia no meio virtual, trabalhamos constantemente para que nossos parceiros obtenham muito sucesso!
Quer saber qual a melhor plataforma de loja virtual? Então clique no botão abaixo:
Se você é empresário, já atua no mercado farmacêutico e planeja investir em novos pontos comerciais para a sua farmácia, ou até mesmo deseja adentrar ao ramo, antes de abrir sua farmácia deve ter em mente:
Posteriormente, com os resultados em mãos, o analise os modelos para farmácia e opte pela melhor categoria.
Um projeto de farmácia ou drogaria, seja ela grande ou pequena, é crucial para o melhor aproveitamento do espaço físico.
Quais pontos um projeto inteligente de farmácia deve conter:
Preparamos um modelo de projeto de farmácia pronto e grátis para você!
Clique no botão abaixo para baixá-lo!
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